Posologia de apraz

APRAZ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de APRAZ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com APRAZ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cada comprimido de 0,25mg, 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de APRAZ® contém o equivalente a 0,25mg, 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg de alprazolam, respectivamente.

Uso em Adultos
A dose ótima de APRAZ® deve ser individualizada com base na gravidade dos sintomas e na resposta individual do paciente. A dose habitual (vide quadro) é suficiente para as necessidades da maioria dos pacientes. Nos pacientes que requeiram doses mais elevadas, essas devem ser aumentadas com cautela, a fim de evitar reações adversas. Em geral, os pacientes que não tenham sido previamente tratados com medicamentos psicotrópicos necessitarão de doses menores que aqueles previamente tratados com tranquilizantes menores, antidepressivos ou hipnóticos.

Uso em Crianças
A segurança e a eficácia de alprazolam em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.

Uso em Pacientes Idosos ou Debilitados
Recomenda-se usar a menor dose eficaz para os pacientes idosos ou debilitados para evitar sedação excessiva ou ataxia (vide quadro).

Duração do Tratamento
Os dados disponíveis corroboram a utilização da medicação por até 6 meses para transtornos ansiosos e por até 8 meses no tratamento dos transtornos de pânico.

Descontinuação do Tratamento
Para descontinuar o tratamento com APRAZ®, a dose deve ser reduzida lentamente, conforme prática médica adequada. É sugerido que a dose diária de APRAZ® seja reduzida em não mais que 0,5mg a cada 3 dias. Alguns pacientes podem necessitar de redução de dose ainda mais lenta (vide item 5 – ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Dosagem recomendada

Indicação Dose inicial* Limites da dose habitual
Transtornos de ansiedade 0,25mg a 0,5mg, administrados 3 vezes/dia 0,5mg a 4,0mg ao dia, administrados em doses divididas.
Transtorno do pânico 0,5mg a 1,0mg antes de dormir ou 0,5mg, administrados 3 vezes/dia

A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta do paciente.
Os ajustes de dose devem ser aumentados no máximo 1mg a cada 3 ou 4 dias. Com APRAZ®, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente.
A dose média em um grande estudo multiclínico foi 5,7 ± 2,27mg, com pacientes necessitando, ocasionalmente, de um máximo de 10mg diariamente.

Pacientes geriátricos ou na presença de condições debilitantes 0,25mg administrados 2 ou 3 vezes/dia 0,5mg a 0,75mg ao dia, administrados em doses divididas; podem ser gradualmente aumentadas se necessário e tolerado.

 


*Se ocorrerem efeitos colaterais a dose deve ser diminuída.

Este medicamento não deve ser mastigado.

Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de utilizar alprazolam no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.
O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.