Advertências iruxol pomada

Iruxol Pomada com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Iruxol Pomada têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Iruxol Pomada devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A variação de pH ideal para a colagenase situa-se entre 6 e 8. Condições de pH mais baixo ou mais alto diminuem a atividade enzimática e devem ser tomadas precauções apropriadas. Assim, deve-se evitar o uso de compressas contendo íons metálicos ou soluções ácidas que baixam o pH.
Colagenase deve ser utilizada com cautela em pacientes debilitados devido ao risco aumentado de bacteremia e/ou sepse bacteriana.
A pomada deve ser aplicada cuidadosamente sobre a lesão, evitando-se o contato com a peleíntegra. Evitar o contato da pomada com os olhos e mucosas.
Em pacientes diabéticos, gangrenas secas devem ser umedecidas com cuidado a fim de evitarconversão para gangrena úmida.
Deve-se observar rigorosa higiene local antes da utilização do produto, de modo a evitar areinfecção.
Se não houver melhora após 14 dias, o tratamento com colagenase deve ser descontinuado.

Cuidados e advertências para populações especiais:
Uso na gravidez: como não foram realizados estudos em mulheres grávidas, apesar de não haver evidências de efeito teratogênico, colagenase só deve ser administrada nos primeiros três meses de gravidez quando estritamente indicada.

Categoria de risco: C

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Uso na lactação: como colagenase não atravessa a circulação sistêmica, a excreção no leite materno é improvável.

Uso pediátrico: não existem, até o momento, restrições ou recomendações especiais para o uso por pacientes pediátricos.

Uso em idosos: não existem, até o momento, restrições ou recomendações especiais para o uso por pacientes idosos.

Uso em pacientes diabéticos: não há restrições para o uso em pacientes diabéticos. Advertência: gangrenas secas devem ser umedecidas com cuidado a fim de evitar conversão para gangrena úmida.


Efeitos na capacidade de dirigir ou operar máquinas: é improvável que colagenase exerça algum efeito na habilidade de dirigir ou operar máquinas.