Características farmacológicas acetato de hidrocortisona – creme

ACETATO DE HIDROCORTISONA – CREME com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ACETATO DE HIDROCORTISONA – CREME têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ACETATO DE HIDROCORTISONA – CREME devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Farmacodinâmica
O acetato de hidrocortisona é um adrenocorticoide não fluorado de potência baixa.
Os corticosteroides difundem-se através das membranas celulares e formam complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Estes complexos entram no núcleo celular, ligam-se ao DNA (cromatina) e estimulam a transcrição do RNA-mensageiro e subsequente síntese proteica de várias enzimas inibitórias, responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios dos adrenocorticoides tópicos.
Esses efeitos anti-inflamatórios incluem inibição d o processo inicial tais como edema, deposição de fibrina, dilatação vascular, migração e atividades fagocitárias. Processos tardios, como a deposição de colágeno e a formação de queloide, também são inibidos pelos adrenocorticoides.

-Farmacocinética
A resposta inicial ocorre em 7 dias. Os fatores que aumentam a absorção percutânea incluem: grau de inflamação da pele, uso oclusivo, tipo de veículo e concentração do produto.
A hidrocortisona é metabolizada no tecido em componentes biologicamente inativos, incluindo os glicuronídios e sulfatos.