Bula para paciente calcitran b12

Calcitran B12 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Calcitran B12 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Calcitran B12 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como esse medicamento funciona?
O Calcitran B12® possui ação recalcificante.

Por que esse medicamento foi indicado?
O Calcitran B12® é um recalcificante tônico, indicado no tratamento e prevenção de carência do cálcio: como raquitismo, disfunção do metabolismo cálcio-fosfórico, desnutrição, anemia, cárie dentária, gravidez, aleitamento materno além de estimular o crescimento e o desenvolvimento corporal principalmente de crianças.

Qual é o prazo de validade desse medicamento?
O prazo de validade do Calcitran B12® é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

Quando não devo usar esse medicamento?
O Calcitran B12® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, hipercalemia (por exemplo, no hiperparatireoidismo, superdosagem de vitamina D, tumores descalcificantes como plasmocitoma, metástases ósseas); insuficiência renal grave, hipercalciúria severa.
O Calcitran B12® não deve ser ingerido com bebida alcoólica.

Como devo usar esse medicamento?
Lactentes: 2 mL, duas vezes ao dia, no leite da mamadeira ou em um pouco de água.

Crianças: 5 mL (meio copo-medida), duas vezes ao dia, antes das refeições.

Crianças maiores de 10 anos e adultos: 10 mL (1 copo-medida), duas ou três vezes ao dia, antes das refeições.

“NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO”. “É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A POSOLOGIA INDICADA NA BULA DEVE SER RIGOROSAMENTE RESPEITADA, PARA QUE SE OBTENHA O RESULTADO ESPERADO DO MEDICAMENTO”.
“NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃO-DENTISTA”. “TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.
“INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE OCORRER GRAVIDEZ OU INICIAR AMAMENTAÇÃO DURANTE O USO DESTE MEDICAMENTO”.
“INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS”.
“INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO”. “AGITE ENERGICAMENTE ANTES DE USAR”.
“ESTE MEDICAMENTO CONTÉM AÇÚCAR, PORTANTO, DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PORTADORES DE DIABETES”.

Quais os males que esse medicamento pode causar?
É desconhecida a intensidade e frequência de reações adversas.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Não são conhecidos episódios de ingestão excessiva, mas podem apresentar sintomas de hipercalemia, distúrbios gastrintestinais leves. Avise seu médico ou cirurgião dentista em casos de ingestão de altas doses.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente antes e após abertura da embalagem do produto (entre 15 – 30°C), ao abrigo da luz.