Bula para paciente medroxiprogesterona

Medroxiprogesterona com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Medroxiprogesterona têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Medroxiprogesterona devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Depo® Provera® (acetato de medroxiprogesterona) 50 mg é indicado como medicação progestacional e para endometriose. Depo® Provera® 50 mg deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde. Depo® Provera® 50 mg é contra-indicado a pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
A perda da densidade mineral óssea (osteoporose) pode ocorrer em mulheres na pré-menopausa que utilizam acetato de medroxiprogesterona injetável por longo-prazo (vide “Advertências e Precauções Especiais”). O acetato de medroxiprogesterona e seus metabólitos são excretados no leite materno. Não há evidência sugerindo que esse fato determine qualquer dano ao bebê. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Depo® Provera® 50 mg deve ser administrado por via intramuscular. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Depo® Provera® 50 mg pode interagir com outros medicamentos, como a aminoglutetimida. É muito importante informar ao seu médico caso esteja usando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Depo® Provera® 50 mg. Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Depo® Provera® 50 mg, tais como: reações de hipersensibilidade (por ex., anafilaxia e reações anafilactóides, angioedema), parada da ovulação por longo tempo, edema (inchaço) / retenção de líquidos, alteração do peso, depressão, insônia, nervosismo, tontura, dor de cabeça, sonolência, distúrbios de coagulação, náusea (enjôo), icterícia colestática (coloração amarelada da pele devido à deposição de pigmento biliar), icterícia (deposição de pigmentos biliares na pele dando uma cor amarela intensa), acne, queda de cabelo, crescimento anormal de pêlos, prurido (coceira), rash (erupção dep5003com 3 30/01/09 cutânea), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), sangramento uterino anormal (irregular, aumentado, diminuído), parada da menstruação, erosão próxima ao colo do útero, saída de leite pela mama, dor nas mamas, cansaço, reações no local da injeção, pirexia (estado febril), sensibilidade, alteração da secreção uterina, diminuição da tolerância à glicose. Na experiência pós-comercialização, foram relatados casos raros de osteoporose, incluindo fraturas por pacientes utilizando Depo® Provera® intramuscular.
Depo® Provera® 50 mg é contra-indicado a pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez; a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula; a pacientes com vasculopatias tromboembólicas ou não; a pacientes com disfunção hepática grave; a pacientes com sangramento vaginal de causa não-diagnosticada e a pacientes com suspeita ou comprovação de neoplasia da mama ou da genitália. Se realizar exames laboratoriais, informe ao médico patologista que está em tratamento com Depo® Provera® 50 mg. Informe ao seu médico se você tem ou teve depressão. Informe ao seu médico se você é diabético. Procure seu médico se ocorrer perda completa ou parcial súbita de visão ou no caso de instalação súbita de proptose (olhos saltados), visão dupla ou enxaqueca.
Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos. Uma pequena quantidade da suspensão pode aderir à parede do frasco-ampola. Por isso, cada frasco-ampola é preenchido com quantidade suficiente do produto, levando-se em conta essa possibilidade, para fornecer o volume e a potência corretos e declarados.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.