Reações adversas gelmax

GELMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GELMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GELMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antiácidos contendo magnésio podem ter um efeito laxativo podendo causar diarréia, já antiácidos contedo alumínio podem causar constipação podendo levar à obstrução intestinal. A mistura magnésio/alumínio contida nos antiácidos utilizada é para evitar a alteração na função intestinal. Podem ocorrer alterações discretas de trânsito intestinal.
Em pacientes com insuficiência renal pode ocorrer hipermagnesemia.
Antiácidos contendo alumínio podem levar à diminuição da absorção de fluoreto e ao acúmulo de alumínio no soro, ossos e sistema nervoso central. O acúmulo de alumínio pode ser neurotóxico. Também tem sido relatada encefalopatia.
Pode ocorrer intoxicação por alumínio, osteomalácia e hipofosfatemia.
Além das reações relacionadas acima, são também consideradas reações adversas às relatadas abaixo:
Reações comuns (> 1/100 e < 1/10): Dor abdominal com cólicas, constipação, alteração do paladar, náuseas e vômitos. Reações raras (> 1/10.000 e < 1.000): Transtorno de eletrólitos, inchaço dos tornozelos ou pés.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.