Portal

POSOLOGIA DE ASMAPEN

O profissional deverá inspecionar, antes de sua utilização, se a solução no interior da ampola está na forma líquida, livre de fragmentos ou de alguma substância que possa comprometer a eficácia e a segurança do medicamento. Não utilizar o medicamento ao verificar qualquer alteração no produto que possa comprometer a saúde do paciente.
Asmapen® deve ser administrado por VIA INTRAVENOSA. A injeção intramuscular é em geral dolorosa e essa via de administração só deve ser considerada se absolutamente necessária; nesse caso as injeções devem ser profundas.
A posologia deve ser determinada de acordo com a severidade da doença, a idade, a existência de outras afecções e a resposta do paciente.

Dose de ataque:
Adultos: em pacientes que não estejam recebendo concorrente em ente outros produtos que contenham aminofilina, uma dose de ataque de 6mg aminofilina/kg deve ser administrada numa taxa de infusão que não exceda 25mg/minuto. A dose de ataque deve ser reduzida em pacientes que estejam recebendo algum produto contendo teofilina.
Crianças: as doses são proporcionalmente menores e devem ser determinadas de acordo com o peso da criança.

Dose de manutenção:
As taxas de infusão de manutenção recomendadas para infusão intravenosa contínua de Asmapen ® estão descritas na tabela abaixo:

Grupos de pacientesPrimeiras 12 horasAlém de 12 horas
Crianças 6 meses – 9 anos1,21,0
Crianças 9 a 16 anos e adultosjovens fumantes1,00,8
Adultos não fumantes0,70,5
Pacientes idosos e pacientes comcor pulmonare0,60,3
Pacientes com insuficiênciacardíaca ou hepática0,50,1 - 0,2


A injeção de Asmapen ® pode ser administrada lentamente por VIA INTRAVENOSA ou diluída com solução isotônica de glicose a 5% ou cloreto de sód io 0,9% também em infusão lenta, podendo ser conservada por um período máximo de 24 horas após adiluição.
As doses terapêuticas são muitas vezes próximas das doses tóxicas. O ideal é acertar a dose através da dosagem sérica da teofilina, evitando assim os quadros tóxicos. Níveis séricos de teofilina devem ser medidos em todos os pacientes em tratamento crônico com a teofilina. Em obesos deve-se utilizar o peso corpóreo seco.