Resultados de eficácia atenase

ATENASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ATENASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ATENASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A niclosamida tem demonstrado ser um agente eficaz e não-tóxico para o tratamento da teníase (Taenia solium, T. saginata) e da himenolepíase (Hymenolepis nana, H. diminuta). O estudo demonstra o resultado da administração de niclosamida em pacientes que apresentavam o quadro clínico de infestação da teníase. Em um total de 81 pacientes adultos com teníase, 47 pacientes receberam de 1 a 2 g do fármaco, em dose única, onde tiveram acompanhamento adequado e o resultado de cura foi comprovado em 46 dos pacientes que utilizaram a niclosamida. Anteriormente, 17 dos pacientes curados com niclosamida haviam sido submetidos a outro tipo de tratamento, sem êxito. Os autores consideraram que os resultados comprovaram que o fármaco é seguro, de simples tratamento, e efetivo contra infecções causadas por Taenia saginata, Diphyllobothrium latimi, e Hymenolepis nana. (Pereira et al; 1970).
No estudo feito por Stürchler, foi realizado o tratamento de com crianças, onde crianças menores de dois anos de ida de dose de 500 mg de niclosamida para o tratamento da teníase, para crianças com 34-35kilos a dose de 1g de niclosamida para o tratamento da teníase. (Stürchler D. 1982).