Gravidez atenolol

ATENOLOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ATENOLOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ATENOLOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Categoria de risco na gravidez: D
O atenolol atravessa a barreira placentária e aparece no sangue do cordão umbilical.
Não foram realizados estudos sobre o uso de atenolol no primeiro trimestre e a possibilidade de danos fetais não pode ser excluída. O medicamento tem sido utilizado sob a supervisão cuidadosa para o tratamento de hipertensão no terceiro trimestre. A administração de atenolol a gestantes para o controle da hipertensão de leve a moderada (estágios 1 e 2) foi associada a retardo no crescimento intrauterino. O uso de atenolol em mulheres que estejam grávidas ou que possam engravidar requer que os benefícios antecipados sejam avaliados contra os possíveis riscos, particularmente no primeiro e no segundo trimestres de gravidez.
Há acúmulo significativo de atenolol no leite materno. Deve-se ter cautela quando atenolol for administrado durante a lactação.
Os neonatos nascidos de mães em uso de atenolol podem apresentar risco para hipoglicemia.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.