Interações medicamentosas atropion

ATROPION com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ATROPION têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ATROPION devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamentosas
A atropina pode retardar a absorção gástrica de outros medicamentos e pode diminuir a eficácia do haloperidol e fenotiazinas em pacientes esquizofrênicos ou psicóticos.
Pode também intensificar os efeitos de outros medicamentos com ação antimuscarínica como os antidepressivos tricíclicos, os IMAO, a amantadina e os anti-histamínicos. Pode ocorrer interação com o ciclopropano, ocasionando arritmias ventriculares. No uso com o cetoconazol, administrar a atropina após duas horas, no mínimo.
Pode ocorrer interferência com a ação antiglaucomatosa do carbacol, pilocarpina ou outros medicamentos oftálmicos do tipo inibidores da colinesterase. O atenolol pode ter seus efeitos aumentados quando usado simultaneamente com anticolinérgicos.

Interferência em exames laboratoriais
Os antimuscarínicos podem antagonizar o efeito da pentagastrina e da histamina na avaliação da função secretória ácida gástrica.
Não se recomenda o seu uso pelo menos durante as 24 horas anteriores à prova.
A atropina utiliza o mesmo mecanismo tubular renal de secreção da fenossulfoftaleína, produzindo diminuição da excreção urinária desta. Pacientes submetidos a esta prova não devem tomar atropina simultaneamente.