Características farmacológicas alimax

ALIMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ALIMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ALIMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mecanismo de Ação:
A heparina é um polímero obtido a partir de tecidos animais ricos em mastócitos. Sua biossíntese se inicia com dímeros de n-acetil-glicosamina e ácido glicurônico, que se combinam para formar polímeros com 100 a 150 dissacarídeos chamados de glicosaminoglicanas (GAGs). Cerca de 15 desses polímeros se agregam a um núcleo protéico formando uma glicoproteína com peso molecular entre 750 e 1.000 KDa.
Posteriormente muitos monossacarídeos são sulfatados e desacetilados, produzindo cadeias com forte carga negativa, que são transportadas para os mastócitos. Nos mastócitos a glicoproteina é quebrada e produz fragmentos de polissacarídeos com peso molecular entre 5 e 30 KDa com média de 12 KDa e 20 dissacarídeos. Estes são estocados e liberados conjuntamente com a histamina.
Enquanto anticoagulante, a heparina prolonga o tempo de coagulação e favorece a fibrinólise. Além disso, dissolve trombos localizados e evita a formação de novos coágulos.
A heparina acelera a absorção de coágulos sanguíneos e estimula a regeneração do tecido conjuntivo. Finalmente, produz vasodilatação e melhora a circulação sanguínea, combatendo manifestações de estase.
Grande parte das ações das GAGs deriva de sua forte carga negativa que atrai e retém moléculas com regiões positivas como: citoquinas, fatores de crescimento fibroblástico e endotelial, moléculas que controlam a migração e adesão leucocitária, defensinas e enzimas envolvidas na inflamação. A ligação desses compostos com a heparina promove efeitos variáveis. Em alguns casos, as moléculas são sequestradas e inativadas. Em outros, a ligação com a heparina prepara o composto para a ligação futura com seu receptor específico. Esta característica da molécula possibilita, no local da aplicação, outras ações importantes a depender do mediador que se liga a heparina.
A heparina apresenta propriedades imunomoduladoras e não unicamente anticoagulante. A heparina exerce atividade benéfica no paciente queimado através das seguintes ações:

Ação angiogênica: A heparina modula a angiogênese ligando-se a fatores que a controlam, promovendo ou inibindo a neoformação vascular conforme seu peso molecular. De forma geral, heparinas de baixo peso molecular inibem, e as de alto peso molecular estimulam a angiogênese.
ALIMAX contém heparina de alto peso molecular.
A ação angiogênica favorece a chegada de fatores de crescimento, células e nutrientes para a recuperação rápida da lesão.

Ação anti-inflamatória: Outro importante mecanismo de ação possivelmente implicado nos efeitos benéficos da heparina em queimados é a ação anti-inflamatória. A ação anti-inflamatória da heparina foi demonstrada clinicamente no pós-operatório de catarata em circuitos de circulação extracorpórea e no reparo de lesões da mucosa vesical. Verificou-se que isso decorre de inibição da migração leucocitária e da interação entre leucócito e o endotélio que, por sua vez, deriva da adsorção de citoquinas pró-inflamatórias como o TNF-alfa,selectinas secretadas por leucócitos como o CD11b, integrinas como o CAM-1 e atenuação da ativação do complemento.
Alguns autores postulam que o reparo de lesões pode ser perturbado pela inflamação, levando à perda dos fatores de crescimento, de moléculas de adesão celular ou ambos. Daí o efeito benéfico da heparina nestas situações.

Ação analgésica: Estudos em animais mostraram que a injeção local de TNF-alfa diminui o limiar doloroso e produz alodínia e hiperalgesia térmica que perduram por até 3 dias. Outros estudos em roedores mostraram que tratamento com anticorpos anti TNF-alfa reduzem a alodínia e a hiperalgesia térmica. Esses achados foram confirmados em estudos clínicos que mostraram que tratamento com anticorpos anti TNF-alfa reduzira a dor de pacientes portadores de lombalgia crônica por hérnia de disco.
O efeito analgésico pode estar relacionado à já comentada inibição do TNF- alfa pela heparina.

Possível ação cicatrizante: Estudos mostraram que em pacientes que sofreram queimaduras e foram tratados com heparina local e sistêmica, o índice de hidroxiprolina urinária, substância presente quase que exclusivamente no colágeno, estava significativamente aumentado em relação aos controles. O fato permitiu concluir que o uso de heparina estimula a ação da colagenase, melhorando muito o remodelamento das lesões e, consequentemente, a qualidade da cicatrização.
As observações dão conta ainda da redução da necessidade de procedimentos de enxertia quando a heparina é utilizada precocemente (até 24 h) no tratamento das queimaduras.
Em resumo, estudos recentes mostraram que pacientes que sofreram queimaduras apresentaram, após uso de heparina em condições de segurança (ver posologia), redução acentuada da dor, rápido clareamento do eritema, diminuição do edema, limitação da destruição celular, neoangiogênese e cicatrização mais rápida.

ALIMAX® e Queimaduras:
O ALIMAX® (heparina spray) é um medicamento que atua nas queimaduras, prevenindo a formação e facilitando a desintegração dos trombos na microcirculação, restabelecendo a circulação sanguínea e melhorando, desta forma, a recuperação da área queimada. Os efeitos anti-inflamatórios e analgésicos são importantes para o paciente vítima de queimadura, reduzindo a necessidade de analgésicos sistêmicos potentes (como opioides) e diminuindo significativamente o desconforto. Além disso, a administração de ALIMAX®(heparina spray) acelera a cicatrização das lesões por queimaduras, diminuindo assim as sequelas. O emprego tópico da solução em spray de ALIMAX®, controlado por um dispositivo que permite doses conhecidas, oferece a vantagem de distribuição uniforme da heparina nos locais afetados.
FARMACOCINÉTICA
Não há alteração significativa da heparinemia quando a heparina é aplicada sobre a derme. Repetidos testes mostraram que a heparina aplicada topicamente não alterou o tempo de coagulação. Por isso, a aplicação tópica não exige os cuidados da heparinoterapia ou cumarinoterapia por via sistêmica. Quando o ALIMAX® é aplicado no local da queimadura, se espalha de forma rápida na lesão, com início imediato dos seus efeitos no tecido afetado.