Resultados de eficácia alimax

ALIMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ALIMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ALIMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cinquenta e oito pacientes do sexo masculino ou feminino foram randomizados em um estudo clínico para tratamento convencional – balneoterapia e curativos com sulfadiazina de prata (C) ou tratamento com heparina tópica (HT). Foram incluídos pacientes com idade entre 18 e 55 anos, queimaduras de 2º e 3º graus por fogo ou escaldo em 10% a 30% da superfície corpórea (SC), sem história de diáteses hemorrágicas ou hipersensibilidade à heparina e com área queimada em 3º grau menor de 10% da SC. O grupo C realizou periodicamente balneoterapia terapêutica para desbridamento das lesões seguida de curativos com sulfadiazina de prata. O grupo HT realizou o primeiro desbridamento e teve suas áreas queimadas deixadas expostas para receber 3 vezes ao dia heparina não fracionada em “spray” na dose de 4200 UI para cada 1% de SC queimada.
A eficácia analgésica foi avaliada nos 38 pacientes que completaram o estudo pela demanda de medicamentos analgésicos e pela Escala Analógico Visual de dor (EAV). A tolerabilidade foi avaliada nos 58 pacientes randomizados pela incidência comparativa de reações adversas nos dois grupos. O grupo HT solicitou menos analgésicos (11,83 ± 9,38 por paciente no grupo HT contra 33,35 ± 20,63 no grupo C, p<0,01), referiu menos dor pela EAV, apresentou menos febre e mais sangramento que o grupo C. Não houve diferença na incidência de infecção local, septicemia e nos exames de segurança. 1
Num estudo com 70 pacientes que apresentavam queimaduras de 2º grau com extensão variando entre 15 e 60% da superfície corpórea, tratados com heparina, observou-se em sua evolução alívio da dor, redução do edema e prevenção do aumento da extensão da área queimada. Não houve sintomas de reações tóxicas ou choque. Os pacientes apresentaram aumento da área de revascularização, granulação e reepitelização. Não houve sangramento importante, nem problemas respiratórios. 2
Num estudo com 28 pacientes vítimas de queimaduras que apresentaram queimaduras de 2º grau com extensão de 1 a 15%, foi observado que a heparina evitou a extensão da área queimada, redução do tempo de epitelização, alívio da dor. Não foi observada infecção ou presença de hemorragia grave.