Advertências arflex

ARFLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ARFLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ARFLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Arflex Retard deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrintestinal superior e pacientes em tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores de agregação plaquetária.
Pacientes em tratamento com substâncias de limitada tolerância gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico.
Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ser administrado com cuidado a pacientes com prejuízo da função hepática ou renal. Pacientes com clearance de creatinina de 30 – 80 mL/min devem ter a posologia reduzida.
Como os outros AINEs, nimesulida deve ser usado com cuidado em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, prejuízo da função renal ou depleção do volume extracelular, que são altamente susceptíveis de sofrerem uma redução no fluxo sanguíneo renal. Desta forma, nimesulida deve ser usado com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação (por exemplo, hemofílicos) e em pacientes sob terapia com anticoagulantes.
A maioria dos pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou outros AINEs pode usar nimesulida. No entanto, deve-se tomar cuidado com estes indivíduos. Do mesmo modo, pacientes com asma toleram nimesulida bem; mas a possibilidade de precipitação de broncoespasmo não pode ser inteiramente excluída.
Pacientes com histórico ou processo de formação de úlcera péptica, inflamações nos intestinos ou mau funcionamento do fígado, aconselha-se adaptar a dose.
Caso ocorram perturbações visuais em pacientes apresentando histórico de alterações oculares, devidas a outros fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, o tratamento deve ser suspenso e deve-se proceder ao tratamento oftalmológico.

Uso durante a gravidez e amamentação.
Estudos em coelhos sugerem uma embriotoxicidade potencial, enquanto nenhum efeito foi observado em ratos e camundongos.
Como para os demais anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), o uso durante a gravidez não é recomendado.
O uso de AINEs até o final da gravidez está associado a uma incidência maior de distócia e atonia uterina. Os AINEs também estão associados à indução do fechamento do ducto arterioso. Até o momento não há informação disponível sobre a excreção de nimesulida no leite materno e, portanto, este não deve ser administrado a mulheres que estão amamentando.

Pacientes idosos
O uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteroides em idosos não é recomendado. Se a terapia prolongada com Arflex Retard for necessária, os pacientes devem ser regularmente monitorados, pois são mais sensíveis as reações desagradáveis dos anti-inflamatórios.

Uso em crianças
Em relação ao uso de nimesulida em crianças foram relatadas alguma reações severas, incluindo casos muito raros compatíveis com Síndrome de Reye. É contraindicado para menores de 12 anos.
Este medicamento contém AÇÚCAR.