Reações adversas bactomax

BACTOMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BACTOMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BACTOMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reação muito comum (> 1/10)
Reação comum (> 1/100 e <= 1/10 )
Reação incomum (> 1/1.000 e <= 1/100 )
Reação rara (> 1/10.000 e <= 1/1.000)
Reação muito rara (<= 1/10.000)
Bactomax® geralmente é bem tolerado. As reações adversas conhecidas raramente requerem interrupção do tratamento e geralmente são de caráter leve e transitório. As reações adversas graves são raras. As seguintes reações foram relatadas:
Distúrbios gerais e alterações no local de administração: eritema, dor local, tromboflebite e abscesso no local da injeção intramuscular.
Distúrbios do sistema imunológico: hipersensibilidade: erupção cutânea, prurido, febre, rigidez, broncoespasmo, reações anafiláticas, choque anafilático (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES), urticária, angioedema, Síndrome DRESS (reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistémicos) e raros casos de dermatite esfoliativa, necrólise epidérmica tóxica, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Além disso, foram relatadas reações relacionadas às infusões, chamada de Síndrome homem vermelho. Estes eventos ocorreram sem histórico prévio de exposição à teicoplanina e não voltaram a ocorrer na reexposição com a velocidade da infusão mais lenta e/ou a diminuição da concentração. Estes eventos não foram específicos para qualquer concentração ou velocidade de infusão.
Distúrbios gastrintestinais: náusea, vômitos, diarreia.
Distúrbios sanguíneos e do sistema linfático: eosinofilia, leucopenia, neutropenia, trombocitopenia (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES), e raros casos de agranulocitose reversível.
Distúrbio hepático: aumento das transaminases séricas e/ou fosfatase alcalina sérica (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Distúrbio renal e urinário: elevação da creatinina sérica, insuficiência renal (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Distúrbio Sistema Nervoso: tontura, cefaleia e convulsões.
Distúrbio do ouvido e do labirinto: perda de audição / surdez (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES), tinido e distúrbios vestibulares. Nestes casos, o efeito causal não foi estabelecido entre a utilização da teicoplanina e a perda auditiva, tinido e distúrbios vestibulares. A ototoxicidade da teicoplanina é inferior a da vancomicina.
Infecções e infestações: superinfecção (supercrescimento de organismos não-suscetíveis).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.