Portal

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CAPTOCORD

O uso concomitante de bebidas alcoólicas, diuréticos e medicamentos hipotensores pode causar queda brusca da pressão arterial, principalmente nas primeiras 5 (cinco) horas após a dose inicial.
Os antiácidos podem reduzir a absorção dos inibidores da ECA. Se o uso em conjunto for recomendado, as doses devem ser separadas por 2 (duas) horas.
Os anti-inflamatórios não-esteroidais, especialmente a indometacina, podem antagonizar o efeito anti-hipertensivo pela inibição da síntese de prostaglandinas renais.
Ciclosporina, diuréticos poupadores de potássio, alguns hemoderivados, substâncias contendo altas concentrações de potássio, substitutos do sal ou suplementos de potássio podem acarretar hiperpotassemia.
Agentes imunossupressores: o risco de depressão da medula óssea torna-se aumentado em pacientes recebendo tratamento com este tipo de medicamento.
Probenecida: o uso de probenecida diminui a excreção de captopril, podendo aumentar seus níveis circulantes.
Opióides: uma variedade de neuropeptídios, incluindo encefalina, pode atuar como substrato para a ECA, e a inibição da ECA inibe a degradação de encefalinas, levando tanto a analgesia quanto a depressão respiratória. O uso concomitante de lítio pode aumentar a concentração sérica deste, tendo sido relatados casos de intoxicação (é necessária uma intensa monitorização destes pacientes). O uso concomitante de alopurinol e captopril foi associado a neutropenia.
Os estrogênios podem reduzir seus efeitos anti-hipertensivos.