Posologia de avandia

AVANDIA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AVANDIA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AVANDIA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O controle do tratamento antidiabético deve ser individualizado.
Avaliações periódicas da glicemia de jejum devem ser realizadas para a monitoração da resposta terapêutica, antes de fazer o escalonamento da dose.
Avandia® pode ser administrado com ou sem alimentação.
Ajustes na dose de Avandia® podem ser necessários apenas quando Avandia® é coadministrado com alguns fármacos. (ver Interações Medicamentosas).

Monoterapia
A dose inicial usual de Avandia® é de 4 mg, administrados como dose única diária. Para pacientes que respondem de forma inadequada após 12 semanas de tratamento (conforme avaliação na redução da glicemia de jejum) a dose pode ser aumentada para 8 mg, dose única, ou em doses divididas, duas vezes ao dia. Reduções nos parâmetros glicêmicos pela dose e regime terapêutico estão descritos em Farmacodinâmica e estudos clínicos. Em estudos clínicos, o esquema de 4 mg duas vezes ao dia resultou na maior redução da glicemia de jejum e HbA1c.

Terapia Combinada com metformina
A dose inicial usual de Avandia®, em combinação com metformina é de 4 mg, administrada como dose única diária. A dose de Avandia® pode ser aumentada para 8 mg/dia, seguido de 8 semanas de terapia, se a redução na glicemia de jejum tiver sido insuficiente. Avandia® pode ser administrado como dose única pela manhã, ou em doses divididas de manhã e à noite.

Terapia Combinada com sulfonilureia
Quando usado em combinação com sulfonilureia, a dose recomendada de Avandia é de 4 mg administrados como dose única diária ou em doses fracionadas, duas vezes ao dia. Se os pacientes relatarem hipoglicemia, a dose de sulfonilureia deve ser reduzida.

Terapia combinada com insulina (adição de insulina a pacientes recebendo Avandia® como monoterapia)
Para pacientes estabilizados em monoterapia com Avandia® recebendo adicionalmente insulina, a insulina deve ser cautelosamente titulada seguindo avaliação clínica apropriada em relação à resposta glicêmica e ao risco do paciente desenvolver reações adversas relacionadas à retenção de fluido e outros eventos cardiovasculares (ver Precauções e Advertências).
Avandia® não é recomendado como terapia adicional a pacientes que já estejam recebendo insulina.

Populações Especiais de Pacientes
Nenhum ajuste da dose é necessário para idosos.
Nenhum ajuste da dose é necessário quando Avandia® é usado como monoterapia em pacientes com insuficiência renal. Como a metformina é contraindicada nesses pacientes, a administração concomitante de metformina e Avandia® também é contraindicada em pacientes com insuficiência renal.
O tratamento com Avandia® não deve ser iniciado se o paciente apresentar evidências clínicas de doença hepática ativa ou aumento nos níveis de transaminases séricas (ALT > 2,5 vezes o limite máximo da faixa normal no início do tratamento).
Não existem dados disponíveis sobre o uso de Avandia® em crianças menores de 10 anos de idade. São limitados os dados disponíveis para o uso de Avandia® como monoterapia em crianças com idade entre 10 e 17 anos e que nunca tenham recebido tratamento prévio com esse medicamento.