Advertências conacort

CONACORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONACORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONACORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de Conacort.
Conacort não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva. Deverá possuir tratamento menor que 2 semanas. Não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada.
O uso excessivo e prolongado de corticosteroides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.
Gravidez e lactação
A segurança da corticoterapia tópica em gestantes não foi ainda estabelecida, por isso os corticosteroides tópicos após avaliação do benefício em relação ao risco potencial para o feto, não devem ser usados em áreas muitos extensas e por períodos prolongados.
Recomenda-se cautela na administração às mães lactentes.
Crianças
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Conacort. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.
Qualquer reação adversa relatada com o uso sistêmico de corticosteroides, incluindo supressão supra-renal, também pode ocorrer com o uso tópico dos mesmos, especialmente, em lactentes e crianças. A absorção sitêmica dos corticosteroides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva.
Recomenda-se precaução nesses casos ou quando há previsão de tratamentos prolongados, particulamente em lactentes e crianças.
Interação medicamento – alimento
Evitar a ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento.