Advertências dermocorte

DERMOCORTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DERMOCORTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DERMOCORTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A segurança da corticoterapia tópica em gestantes não foi ainda estabelecida, por isso os corticosteróides tópicos após avaliação do benefício em relação ao risco potencial para o feto, não devem ser usados em áreas muito extensas e por períodos prolongados.
O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso do produto.
204760

Qualquer reação adversa relatada com o uso sistêmico de corticosteróides, incluindo supressão suprarrenal, também pode ocorrer com o uso tópico dos mesmos, especialmente em lactentes e crianças. A absorção sistêmica dos corticosteróides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva.
Recomenda-se precaução nesses casos ou quando há previsão de tratamentos prolongados e particularmente em lactentes e crianças.
Recomenda-se cautela na administração a mães lactantes.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas em pequenas quantidades.
Adultos ou crianças não devem usar mais de 45 gramas por semana.
Não usar o produto em áreas extensas, em grandes quantidades e por períodos maiores que 2 semanas. O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária. Por isso, no caso de tratamento prolongado, a retirada da terapia deve ser gradual, ou seja, diminuindo a frequência de aplicação, durante 2 a 3 semanas, prevenindo assim o efeito rebote.