Características farmacológicas deslanol

DESLANOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DESLANOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DESLANOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O deslanosídeo é um dos glicosídeos naturais da Digitalis lanata; aumenta a contratilidade cardíaca, diminui a frequência cardíaca (pela prolongação do período refratário do nódulo AV) e alivia a sintomatologia clínica da insuficiência cardíaca (congestão venosa, edema periférico, etc).

Propriedades farmacocinéticas
A ação terapêutica começa entre 5 – 30 minutos após injeção endovenosa e o efeito máximo é obtido em 2 – 4 horas.
A absorção gastrintestinal é da ordem de 60% – 75%. O volume de distribuição é de cerca de 4,5 L/kg (variação 2,0 – 8,1), e a ligação à proteínas é de 25%. A meia-vida de eliminação é de cerca de 40 horas.
Um dos principais metabólitos é a digoxina. 50% da dose administrada são excretados pelos rins, principalmente na forma de lanatosídio C.