Bula para paciente endura

ENDURA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENDURA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENDURA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



APRESENTAÇÃO:
A emulsão oftálmica estéril – ENDURA® está acondicionada em Frasco plástico gotejador com 15ml para via de administração tópica ocular.

COMPOSIÇÃO:
ENDURA® contém: glicerina; polissorbato 80; óleo de rícino; carbômer, ácido bórico hidróxido de sódio, água purificada e PURITE® como conservante.
As substâncias contidas na emulsão de ENDURA® lhe conferem características muito próximas da lágrima natural e foram escolhidas para proporcionar máximo conforto para os olhos. A formulação apresenta um pH alvo de 7,4, que foi escolhido por se aproximar ao pH da lágrima humana para proporcionar melhora do desconforto ocular e também agir como protetor contra as irritações oculares.

INDICAÇÕES
ENDURA® é uma formulação lubrificante e protetora, pois agindo como umidificante, proporciona alívio da ardência, irritação, secura e desconforto ocular, que podem ser causados por vento, ar seco, ar condicionado, poeira, fumaça, sol ou outras. Além disso, ENDURA® cria um escudo suavizante na superfície ocular contra as irritações oculares.

CONTRAINDICAÇÕES
ENDURA® é contraindicado para pacientes que apresentem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
ENDURA® é uma emulsão de coloração branca leitosa. Não deve ser utilizado se a emulsão mudar de coloração.
O uso do produto é exclusivamente externo.
Não permitir que a ponta do frasco encoste ao olho durante a aplicação nem em qualquer outra superfície depois de aberto para que não ocorra contaminação da emulsão.
Se for utilizar este produto concomitantemente com outras formulações oculares, aguarde um intervalo de 5 minutos entre as aplicações de cada formulação.
A aplicação do lubrificante em geral não causa alterações da visão. Caso ocorra leve borramento da visão logo após a aplicação, recomenda-se aguardar até que a visão retorne ao normal antes de dirigir veículos ou operar máquinas.
Em caso de dor ocular, alterações da visão, irritação e vermelhidão ocular persistentes, ou se os sintomas piorarem ou persistirem por mais de 72 horas, recomenda-se que o uso do produto seja descontinuado e que se procure orientação médica.

Manter fora do alcance de crianças.

EVENTOS ADVERSOS
ENDURA® é geralmente bem tolerado, podendo causar embaçamento temporário da visão após a instilação, devido à sua viscosidade. Outros eventos adversos que podem ocorrer são: sensação de pontadas nos olhos, ardor, irritação e vermelhidão ocular, visão turva ou sensibilidade à luz.

MODO DE USO
ENDURA® é uma emulsão de coloração branca leitosa, e deve ser usado exclusivamente nos olhos. Não utilizar ENDURA® caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco.
Delicadamente, puxar a pálpebra inferior para baixo até formar uma pequena bolsa. Aplicar 1 a 2 gotas nos olhos, tantas vezes quantas necessárias.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO
ENDURA® não requer condições especiais para armazenamento, deve ser conservado em temperatura entre 2˚C e 25˚C.
O prazo de validade de 24 meses encontra-se impresso na embalagem externa. Não utilize após a data de vencimento.

Produto Estéril pelo Método de Filtração.
Registro ANVISA nº 80143600092
Farm. Resp.: Dra. Flávia Regina Pegorer
CRF-SP nº 18.150