Características farmacológicas gentagran

GENTAGRAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GENTAGRAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GENTAGRAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A gentamicina pertence ao grupo dos aminoglicosídeos. Estes são transportados de forma ativa através da parede bacteriana, unem- se irreversivelmente a uma ou mais proteínas receptoras específicas da subunidade 30S dos ribossomos bacterianos e interferem com o complexo de iniciação entre o RNA mensageiro e subunidade 30S. O RNA pode ser lido de forma errônea, o que origina a síntese de proteínas não funcionais, os polirribossomos separam-se e não são capazes de sintetizar pro teínas. Os aminoglicosídeos são antibióticos bacterianos.
Os agentes anti-infecciosos oftálmicos são aplicados topicamente na forma de soluções, suspensões ou pomadas no tratamento das infecções da conjuntiva, da córnea e das pálpebras. As pomadas apresentam efeito mais prolongado, mais sua absorção e menor.