Resultados de eficácia fluimare

FLUIMARE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUIMARE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUIMARE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A irrigação da cavidade nasal com solução salina promove aumento do trânsito mucociliar. Em estudo duplo cego realizado em crianças de 3 a 16 anos com sinusite crônica comparando uso de solução salina isotônica e solução salina hipertônica reportou redução significativa na tosse, secreção nasal e gotejamento pós nasal nos pacientes com solucção hipertônica. (Papsin B e McTavish A, 2003).
Em estudo randomizado, duplo cego, 80 pacientes com rinossinusite com idade entre 21 e 64 anos receberam spray nasal de solução salina fisiológica ou hipertônica (3%). A permeabilidade nasal foi alterada apenas na solução fisiológica (p=0.006). Ambas soluções melhoraram o clearance mucociliar, medido pelo teste de sacarina (p<0.0001), e subjetivamente melhoraram os sintomas de entupimento (p<0.0001) e obstrução nasal (p<0.0001). A magnitude deste efeito foi maior com a solução hipertônica, mas com maior irritação nasal (p<0.001). (Hauptman G. & Ryan M.W. 2007).
Estudo realizado com 21 voluntários sadios com idade entre 25 e 45 anos, que foram submetidos ao teste de sacarina antes e após utilização de solução salina 0,9% e 3,0% na forma de spray demonstrou melhora no trânsito mucociliar de 17% com a so lução hipertônica e de 2% com a solução salina normal (p= 0.013). Estes resultados sugerem benefício ao uso de solução salina hipertônica em s inusite aguda, no pós operatório e em doenças crônicas sinusais. (Talbot AR e cols. 1997).
Em estudo aberto randomizado, 20 crianças com idade de 6 a 12 anos com rinite alérgica sazonal receberam tratamento 3 vezes ao dia, com solução hipertônica (3%) durante 6 semanas ou nenhum tratamento como grupo controle. A pontuação obtida foi baseada na avaliação da presença de coceira nasal, rinorreia, obstrução nasal, espirros e a necessidade de uso de anti-histamínicos. Os resultados foram significativamente melhores (p<0.05) no grupo que utilizou irrigação nasal. (Garavello W e cols. 2003).