Posologia de frontal xr

FRONTAL XR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FRONTAL XR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FRONTAL XR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso em Adultos
A dose ótima de Frontal® XR deve ser individualizada com base na gravidade dos sintomas e na resposta individual do paciente. A dose habitual (vide quadro) é suficiente para as necessidades da maioria dos pacientes.
Nos poucos pacientes que requeiram doses mais elevadas, essas deverão ser aumentadas com cautela, a fim de evitar reações adversas. Quando for necessário o aumento da dosagem diária, deve-se incrementar inicialmente a dose noturna. Em geral, os pacientes que não tenham sido previamente tratados com medicamentos psicotrópicos necessitarão de doses menores que aqueles previamente tratados com ansiolíticos menores, antidepressivos ou hipnóticos ou aqueles que tiveram antecedente de alcoolismo crônico.

Uso em Crianças
A segurança e a eficácia de Frontal® XR em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.

Uso em Pacientes Idosos ou Debilitados
Recomenda-se que a dose seja limitada à menor dose eficaz para evitar o desenvolvimento de ataxia ou hipersedação que pode ser um problema particular em pacientes idosos, especialmente sensíveis aos efeitos dos benzodiazepínicos (vide quadro).

Descontinuação do Tratamento
Para descontinuar o tratamento com Frontal® XR, a dose deve ser reduzida lentamente, conforme prática médica adequada. É sugerido que a dose diária de Frontal® XR seja reduzida em não mais que 0,5 mg a cada 3 dias.
Alguns pacientes podem necessitar de redução de dose ainda mais lentamente (vide item 5 – Advertências e Precauções).

Dosagem Recomendada

 

Indicação

Dose inicial *

Limites da dose habitual

Transtornos de ansiedade

1 mg diariamente em uma ou duas doses

0,5 a 4 mg diariamente, em uma ou duas doses

Transtorno do pânico

0,5 a 1,0 mg administrados na hora de dormir ou 0,5 mg duas vezes ao dia

A dose deve ser ajustada à resposta do paciente, com aumentos não maiores que 1 mg/dia a cada 3 a 4 dias. (Em testes clínicos a dose média de manutenção esteve entre 5 e 6 mg/dia, administrados como uma única dose diária ou divididos em duas doses diárias, com pacientes necessitando, ocasionalmente, de até 10 mg/dia)

Pacientes geriátricos

0,5 a 1 mg diariamente em uma ou duas doses

 

0,5 a 1 mg/dia; pode ser gradualmente aumentada se necessário e tolerado.

 


* Se ocorrerem efeitos colaterais a dose deve ser diminuída
Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de utilizar Frontal® XR no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.
O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Este medicamento não deve ser partido, esmagado, quebrado ou mastigado.