Resultados de eficácia ixium

IXIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IXIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IXIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Verrugas genitais externas
Um estudo randomizado controlado com placebo, com pacientes imunocompetentes, mulheres e homens apresentando verrugas externas genitais/penianas, testou a eficácia de um creme com 5% de imiquimode plicado nas verrugas genitais três vezes por semana até a remissão da verruga ou por dezesseis semanas. Foram examinadas as taxas de remissão em subgrupos baseados nas variáveis de gênero, linha de base da área da verruga, duração da erupção normal da verruga, utilização de algum pré-tratamento e uso de fumo. Para cada um destes subgrupos o imiquimode foi estatisticamente mais efetivo que o placebo em erradicar as verrugas externas vaginais e perianais. O imiquimode 5% foi considerado um tratamento efetivo e provedor de um benefício significativo em comparação com o placebo, independentemente do uso de fumo ou do gênero, tamanho prévio ou inicial ou duração da erupção.

Ceratose actínica
Um estudo de revisão avaliou os resultados de cinco estudos clínicos randomizados, duplo-cegos, controlados com placebo, envolvendo 1.293 pacientes, em relação aos benefícios e à eficácia do tratamento da ceratose actínica com imiquimode creme a 5%. Todos os pacientes apresentavam ceratose actínica visível, diagnosticada clinicamente e, em dois estudos, este diagnóstico f oi complementado com biópsia e avaliação histológica. A população estudada variou de 37 a 94 anos de idade (média entre 64 e 71). A maioria dos pacientes tinha o tipo de pele I e II, de acordo com a classificação de Fitzpatrick, mas indivíduos com tipos de pele I a IV foram incluídos. Dois dos cinco estudos apresentavam aproximadamente 40 pacientes e outros três, 280 a 500 pacientes cada. Os estudos duraram de 12 a 16 semanas. Todos os estudos utilizaram sachês com imiquimode creme 5% ou a base de placebo, duas ou três vezes por semana. Nenhum outro princípio ativo foi utilizado. Os cremes foram aplicados em áreas específicas expostas ao sol, usualmente 20 a25 cm², na face e/ou couro cabeludo, mas em um dos estudos incluiu-se pescoço, antebraços e mãos. A completa r emissão das lesões ocorreu em 50% dos pacientes tratados com imiquimode, versus 4,7% com placebo. A remissão parcial das lesões (desaparecimento de 75% das lesões clinicamente visíveis) ocorreu em 65% dos pacientes tratados com imiquimode, contra 11% dos tratados com placebo. O estudo conclui que o imiquimode creme a 5% é eficaz e seguro no tratamento de ceratose actínica.

Carcinoma basocelular superficial
Para avaliar a segurança e eficácia clínica do creme de imiquimode a 5% no tratamento do carcinoma basocelular superficial foi realizado um estudo multicêntrico, randomizado, paralelo, veículo controlado, duplo-cego. Foram incluídos 166 sujeitos com pelo menos um carcinoma basocelular histologicamente confirmado, randomizados para aplicar imiquimode ou veículo na célula-alvo tumoral, sete dias por semana, por seis semanas. O local do tumor tratado foi clinicamente avaliado na décima segunda semana após o tratamento, sendo então retira do para avaliação histológica. Os resultados demonstraram uma diferença significativa entre imiquimode e o veículo para ambas as taxas de remissão clínica composta (avaliação clínica e histológica) e de remissão histológica. A remissão composta foi demonstrada em 77% e 6% dos sujeitos tratados com imiquimode e veículo, respectivamente. A remissão histológica foi demonstrada em 80% e 6% dos sujeitos tratados com imiquimode e veículo, respectivamente. Os relatos de segurança encontrados foram espontaneamente relatados pelos sujeitos e avaliados pelo investigador (reações locais na pele). Tais relatos ocorreram mais frequentemente no grupo imiquimode do que no grupo controle. O estudo concluiu que o creme de imiquimode 5% administrado sete vezes por semana durante seis semanas é um tratamento seguro e eficaz para o carcinoma basocelular superficial quando comparado com controle.