Reações adversas ketamin

KETAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KETAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KETAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cardiovasculares: Frequentemente após a administração do produto, a pressão arterial se eleva e a frequência cardíaca aumenta. Não obstante, têm ocorrido casos de hipotensão e de bradicardia. Também tem havido arritmia cardíaca. A elevação máxima da pressão arterial tem variado, em média, entre 20% e 25% dos valores pré-anestésicos. De acordo com o estado do paciente, pode-se considerar a elevação da pressão arterial como um efeito adverso ou como um efeito benéfico.
Respiratórias: Apesar de a respiração ser frequentemente estimulada, poderá ocorrer acentuada depressão ou apnéia, após a administração intravenosa rápida de doses elevadas de S(+)Cetamina. Têm sido observados casos de laringoespasmo e outras formas de obstrução das vias respiratórias durante a anestesia.
Oculares: Após a administração do produto, poderá ocorrer diplopia e nistagmo, podendo também se verificar ligeira elevação da pressão intra-ocular.
Psicológicas: Durante a fase de recuperação pós-anestésica, o paciente pode experimentar delírio, caracterizado por sonhos vividos – agradáveis ou desagradáveis – com ou sem atividade psicomotora, que se manifesta por confusão e conduta irracional. Estas reações parecem ser similares às observadas consecutivamente ao uso de outros anestésicos gerais. A incidência dessas reações é mais baixa em pacientes jovens (15 anos de idade ou menos) e em pacientes de idade avançada (mais de 65 anos). Por outro lado, a incidência é mais baixa na administração do produto por via intramuscular e diminui à medida que a experiência do anestesiologista vai aumentando. Não se tem conhecimento de efeitos psicológicos residuais consecutivos ao uso do produto.
Neurológicos: Em alguns casos o aumento do tono da musculatura esquelética pode manifestar-se por movimentos tônicos e clônicos, que às vezes assemelham-se a convulsões. Esses movimentos não implicam num plano superficial de anestesia, nem indicam necessidade de doses adicionais.
Gastrointestinais: Têm-se observado anorexia, náuseas e vômitos após o uso do produto, mas esses transtornos geralmente não são graves em sua grande maioria. Os pacientes podem ingerir líquidos pouco depois de recobrar a consciência.
Diversas: Raramente têm sido observados casos de dor e exantema no local da injeção. Também se tem observado eritema transitório e/ou erupção morbiliforme. A menos que se empregue pré-medicação antissialagoga pode haver sialorréia, a qual poderá causar dificuldades respiratórias.