Advertências loratadina e pseudoefedrina

LORATADINA E PSEUDOEFEDRINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LORATADINA E PSEUDOEFEDRINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LORATADINA E PSEUDOEFEDRINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os agentes simpatomiméticos deverão ser administrados com cautela a pacientes com glaucoma, úlcera péptica estenosante, obstrução piloroduodenal, hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga, doença cardiovascular, aumento da pressão intra-ocular ou diabetes mellitus. Os agentes simpatomiméticos deverão ser usados com cautela em paciente fazendo uso de digitálicos. Os agentes simpatomiméticos podem estimular o sistema nervoso central (SNC) e causar convulsões e/ou colapso cardiovascular associado com hipotensão. O sulfato de pseudoefedrina pode causar excitação, especialmente em crianças. Em pacientes acima de 60 anos, os agentes simpatomiméticos podem causar reações adversas como confusão, alucinações, depressão do SNC e morte. Deve-se proceder com cautela quando se administra uma fórmula de ação repetida em pacientes geriátricos. Nos pacientes com comprometimento hepático grave, deve-se administrar uma dose inicial menor; devido à menor depuração da loratadina que eles podem apresentar, recomenda-se a dose inicial de metade da dose recomendada.
Uso pediátrico – a segurança e a eficácia deste medicamento em crianças menores de 6 anos ainda não foram estabelecidas.