Advertências bacfar

BACFAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BACFAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BACFAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Advertências
Deve-se ter cuidados especiais com pacientes idosos e pacientes com problemas renais e hepáticos onde há maior probabilidade de ocorrer efeitos indesejáveis relacionados à dose ou à duração do tratamento.
Para diminuir os efeitos indesejáveis, recomenda-se que a duração do tratamento seja a menor possível para o paciente idoso. Em caso de comprometimento renal, a dose deve ser ajustada conforme tabela do item “Posologia especial”. Pacientes em uso prolongado devem fazer regularmente exames de sangue e urina.

Precauções
O tratamento deve ser descontinuado imediatamente ao primeiro sinal de aparecimento de erupção cutânea ou qualquer outra reação adversa grave. BACFAR® deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia e asma brônquica.
A não ser em casos excepcionais, BACFAR® não deve ser administrado a pacientes com sérias alterações hematológicas. BACFAR® não deve ser administrado a pacientes portadores de deficiência de G6PD (desidrogenase de glicose 6-fosfato) a não ser em casos de absoluta necessidade e em doses mínimas. Nos pacientes idosos ou em pacientes com história de deficiência de ácido fólico ou insuficiência renal, podem ocorrer alterações hematológicas indicativas de deficiência de ácido fólico.
Estas alterações são reversíveis administrando-se ácido folínico. Como com todas as drogas contendo sulfonamidas, cuidado é desejável em pacientes com porfíria ou disfunção da tireoide.