Superdosagem multigrip

MULTIGRIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MULTIGRIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MULTIGRIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cápsula
Promover esvaziamento gástrico através da indução de emese ou lavagem gástrica.
A N-acetilcisteína, administrada por via oral, é um antídoto específico para toxicidade induzida pelo paracetamol, devendo ser instituída nas primeiras 24 horas. Medidas de manutenção do estado geral devem ser observadas, como hidratação, balanço hídrico, eletrolítico e correção de hipoglicemia.

Granulado
Os sintomas são diminuição dos movimentos finos, severa secura na garganta, boca e nariz, vermelhidão da face, respiração curta, alucinação, sono inconstante, hipertensão, aceleração dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, diarreia, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor no estômago. Estes sintomas podem ocorrer 6 a 14 horas após a ingestão e persistir por até 24 horas.
Hepatotoxicidade pode ocorrer 2 a 4 dias após a ingestão.

– Tratamento: No caso de ingestão de doses muito acima das preconizadas, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. O estômago deve ser esvaziado através de aspiração gástrica e lavagem ou por indução de vómito com xarope de ipeca, caso o paciente não estiver convulsionando, em comatose ou tenha perdido a fala. A determinação sérica do paracetamol deve ser obtida rapidamente, mas não antes de 4 horas após a ingestão. Determinar inicialmente a função hepática e a seguir a cada 4 horas. O antídoto N-acetilcisteína deve ser administrado com urgência e dentro das 16 horas após a ingestão para se obter bons resultados. Demais exigências de suporte devem ser adotadas caso sejam necessárias.

Solução Oral
Promover esvaziamento gástrico através da indução de emese ou lavagem gástrica.
A N-acetilcisteina, administrada por via oral, é um antídoto específico para toxicidade induzida pelo paracetamol, devendo ser instituída nas primeiras 24 horas.
Medidas de manutenção do estado geral devem ser observadas, como hidratação, balanço hídrico, eletrolítico e correção de hipoglicemia.