Advertências pozato uni

POZATO UNI com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de POZATO UNI têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com POZATO UNI devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pozato® Uni não deve ser utilizado como método anticoncepcional de rotina.
Pozato® Uni tem taxas elevadas de hormônio e seu uso repetido ainda não têm sua segurança estabelecida. Para uso rotineiro há outros métodos anticoncepcionais mais eficazes.
Pozato® Uni não protege para risco de gravidez por relações sexuais sem proteção anticoncepcional que tenham ocorrido antes do período para o qual foi indicado, e nem protege para relações sexuais desprotegidas que ocorram após seu uso. Após o uso do Pozato® Uni deve-se usar outros métodos anticoncepcionais (por exemplo, o preservativo) até a próxima menstruação.
Pozato® Uni não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
Antes de iniciar o tratamento é aconselhável fazer exame de laboratório para verificar se já existe gravidez.

Este medicamento causa malformação ao bebê se usado durante a gravidez.
Pozato® Uni não deve ser usado em casos de gravidez confirmada ou suspeita. Nestes casos ele não impede a evolução da gravidez.
O levonorgestrel pode passar para o leite humano. O uso durante a amamentação é contraindicado antes das seis semanas após o parto. Em caso de uso do Pozato® Uni é recomendável suspender a amamentação temporariamente.
Estudo em lactentes de usuárias portadoras de implantes de levonorgestrel não evidenciou alterações nos bebês. Entretanto, não foram estudados os efeitos sobre o lactente e sobre a lactação em usuárias de levonorgestrel no esquema posológico empregado para contracepção de emergência. Recomenda-se interrupção temporária da amamentação em caso de uso do Pozato® Uni.
Se após o uso do Pozato® Uni a menstruação atrasar mais de sete dias da data prevista, deve-se avaliar a possibilidade de ocorrência de gravidez.
Em caso de falha da contracepção de emergência, com ocorrência de gravidez, recomenda-se avaliação por exame complementar para verificar a posição normal da gravidez (gestação tópica ou ectópica).
Se após o uso de Pozato® Uni houver atraso ou irregularidade menstrual acompanhados de dor no abdômen inferior, a possibilidade de gravidez ectópica deverá ser excluída.

O uso de Pozato® Uni pode causar tontura. Nestes casos deve-se evitar dirigir veículos ou operar máquinas.
Em pacientes portadoras ou com história de doenças hepáticas ativas ou tumores hepáticos; em doenças da vesícula biliar; carcinoma de mama, útero ou ovário; tromboflebite ativa ou doenças tromboembólicas, cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, trombose de retina, embolia pulmonar prévia; diátese hemorrágica; história prévia de hipertensão intracraniana idiopática, de gestação ectópica, de icterícia gravídica ou decorrente do uso de anticoncepcionais, Pozato® Uni deve ser administrado após consideração cautelosa da relação risco/benefício.
Outras condições que também requerem observação cautelosa são: asma, doenças cardiovasculares graves, hipertensão, enxaqueca, epilepsia, doenças renais, diabetes mellitus, hiperlipidemias (hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia) e história de estados depressivos graves.

A eficácia de Pozato® Uni pode ficar reduzida nas seguintes situações:
•se ocorrer vômitos dentro de 3-4 horas da ingestão do medicamento;
•nos casos de síndromes mal absortivas (como Doença de Chron e retocolite ulcerativa);
•com o uso concomitantes com medicamentos que interagem com o levonorgestrel (ver item: “6. Interações medicamentosas”);
•se utilizado de maneira não adequada (após 72 horas do intercurso sexual, antes de intercurso sexual desprotegido, após a ocorrência de concepção – ver item “8. Posologia e modo de usar”).
O tratamento não deve ser tardio já que a eficácia pode declinar se o mesmo for iniciado após as primeiras 24 horas. Pozato®Uni é recomendado somente para as situações de emergência listadas acima (ver item “Indicações”), não sendo indicado para o uso rotineiro como contraceptivo.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: este medicamento é para uso em mulheres adultas em idade fértil. Os dados de segurança obtidos com emprego deste medicamento em mulheres jovens com potencial para engravidar e menores de 17 anos de idade são limitados, não estando definida a segurança quanto ao emprego nesta faixa etária.