Modo de usar relistor

RELISTOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RELISTOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RELISTOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



SOMENTE PARA USO SUBCUTÂNEO
Relistor® (brometo de metilnaltrexona) deve ser administrado na parte superior do braço, no abdômen ou na coxa, por via subcutânea.

Relistor® (brometo de metilnaltrexona) deve ser armazenado em temperatura ambiente
(entre 15°C e 30°C). Não congelar. Proteger da luz. Uma vez aspirado na seringa, se não for possível administrar o medicamento imediatamente, mantê-lo em temperatura ambiente e administrá-lo em até 24 horas. Recomenda-se que o produto restante no frasco, após a aspiração com a seringa, não deva ser utilizado.

Instruções para uso de Relistor® (brometo de metilnaltrexona)
Introdução
As instruções seguintes explicam como preparar e administrar corretamente uma injeção de brometo de metilnaltrexona utilizando-se um frasco-ampola e uma seringa comum.

As instruções para uso do paciente incluem os seguintes passos:
Passo 1: Preparo da injeção
Passo 2: Preparo da seringa
Passo 3: Escolha e preparo do local para injeção
Passo 4: Administração da injeção de brometo de metilnaltrexona
Passo 5: Descarte do material utilizado

Antes de começar, leia e certifique-se de que você entendeu as instruções de uso. Caso você tenha alguma dúvida, fale com o médico prescritor.

Obtenha os materiais necessários para a sua injeção. Os materiais necessários incluem:
• Frasco-ampola de brometo de metilnaltrexona;
• Seringa de 1 mL com uma agulha de 27 gauge para uso subcutâneo;
• Dois algodões umedecidos em álcool;
• Chumaço de algodão ou gaze;
• Curativo adesivo.

Notas importantes:
• Utilize as seringas e agulhas prescritas pelo médico.
• Não utilize o frasco-ampola de brometo de metilnaltrexona mais de uma vez, mesmo que tenha restado medicamento no frasco.
• Caso o brometo de metilnaltrexona tenha sido aspirado pela seringa e você não fará uso do medicamento no exato momento, mantenha a seringa em temperatura ambiente por até
24 horas. A seringa não necessita ser mantida fora do alcance da luz durante o período de
24 horas. Descarte os frascos-ampolas em local seguro após seu uso.
• Não reutilize seringas ou agulhas.
• Para evitar ferir-se com as agulhas, não recoloque a tampa nas seringas utilizadas.

Passo 1: Preparo da injeção
1 – Encontre um ambiente tranquilo. Escolha uma superfície lisa, limpa e bem iluminada;
2 – Lave as suas mãos com sabão e água morna antes de preparar a injeção;
3 – Visualize o frasco-ampola de brometo de metilnaltrexona. O líquido no frasco deve apresentar-se límpido, de transparente para amarelado e não deve conter qualquer partícula. Caso o líquido não se apresente como descrito, não utilize o frasco-ampola e contate o médico prescritor.

Passo 2: Preparo da seringa
1 – Remova a tampa do frasco-ampola de brometo de metilnaltrexona.
2 – Limpe a tampa de borracha com o algodão umedecido em álcool.
3 – Segure firmemente o corpo da seringa e retire a tampa que recobre a agulha.
Não toque a agulha ou permita que a agulha tenha contato com qualquer superfície.
4 – Insira a agulha através da tampa de borracha do frasco-ampola. Não a insira angularmente. Isso pode fazer com que a agulha entorte ou quebre. Você pode sentir alguma resistência ao passar a agulha através da tampa de borracha.
5 – Empurre gentilmente o êmbolo até que todo o ar tenha sido expulso da seringa para dentro do frasco-ampola.
6 – Com a agulha ainda dentro do frasco-ampola, inverta o frasco-ampola e a seringa.
Posicione a seringa à altura dos olhos. Certifique-se de que a ponta da seringa esteja no líquido. Puxe lentamente o êmbolo até a marca que corresponda à dose prescrita pelo médico. Para a maioria dos pacientes, essa marca será 0,4 mL, a qual corresponde a uma dose de 8 mg, ou a marca de 0,6 mL, a qual corresponde a uma dose de 12 mg.
7 – Com a seringa ainda dentro do frasco-ampola, dê leves batidas ao lado da seringa para fazer com que as bolhas de ar subam ao topo.
8 – Empurre o êmbolo lentamente para que todas as bolhas de ar saiam da seringa
9 – Certifique-se de que a ponta da agulha esteja no líquido. Puxe lentamente o êmbolo para aspirar a quantidade correta de líquido para dentro da seringa.

Certifique-se de que você tem a dose correta de brometo de metilnaltrexona na
seringa.

Nota: Uma pequena bolha de ar pode permanecer dentro da seringa. Isso pode acontecer e não afetará a dose do medicamento na seringa.

10 – Retire a agulha do frasco-ampola lentamente. Não toque a agulha ou permita que esta toque qualquer superfície. Descarte o medicamento não utilizado no frasco-ampola em local seguro. Veja o Passo 5.

Passo 3: Escolha e preparo do local para injeção
1 – Escolha o local de injeção: abdômen, coxas ou parte superior do braço.
Não efetue a injeção exatamente na mesma área (faça uma rotação das áreas de injeção). Não efetue a injeção em áreas em que a pele esteja sensível, com hematoma, avermelhada ou endurecida. Evite locais com ferimentos ou estrias.
– Abdômen ou coxas – utilize esses locais se for realizar uma autoinjeção ou se for realizar injeção em uma outra pessoa.
Parte superior do braço – utilize este local caso for realizar injeção em outra pessoa.
2 – Limpe o local de injeção com o algodão umedecido em álcool e deixe secar naturalmente. Não volte a tocar nesta área antes de realizar a injeção.

Passo 4: Administração da injeção de brometo de metilnaltrexona
1 – Faça uma prega no local de injeção como você foi instruído previamente.
2 – Introduza toda a extensão da agulha na pele sob um ângulo de 45° com um movimento rápido semelhante ao de lançamento de um dardo.
3 – Solte a prega realizada e empurre o êmbolo lentamente até que a seringa esteja vazia.
4 – Quando a seringa estiver vazia, rapidamente puxe a agulha para fora da pele, tomando cuidado para sempre mantê-la sob o mesmo ângulo pelo qual foi inserida. Pode haver um pequeno sangramento no local da injeção.
5 – Segure um chumaço de algodão ou gaze sobre o local da injeção.
Não friccione o local da injeção. Aplique um curativo adesivo no local da injeção caso seja necessário.

Passo 5: Descarte do material utilizado
• NÃO reutilize a seringa ou a agulha.
• NÃO recoloque a tampa na seringa utilizada.
• Coloque as agulhas, seringas e frascos-ampolas em um recipiente resistente a perfurações. Você pode utilizar um recipiente resistente (tais como recipientes vermelhos para descarte de materiais contaminados), um recipiente de plástico resistente (tal como um frasco de detergente), ou um recipiente de metal. Pergunte ao médico prescritor sobre como descartar esse recipiente. Pode haver leis locais sobre como você deve descartar seringas e agulhas já utilizadas.