Bula para paciente ultravist

ULTRAVIST com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ULTRAVIST têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ULTRAVIST devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antes de iniciar o uso de um medicamento, é importante ler as informações
contidas na bula, verificar o prazo de validade e a integridade da
embalagem. Mantenha a bula do produto sempre em mãos para qualquer
consulta que se faça necessária.
Ação esperada do medicamento:
Ultravist® (iopromida) é um meio de contraste utilizado como auxiliar no
diagnóstico médico.
Converse com o seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação
do produto e sua utilização.
Cuidados de armazenamento:
O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Proteger da luz e raios X.
Prazo de validade:
Ao adquirir o produto confira sempre o prazo de validade impresso na
embalagem externa.
Nunca use produto com prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação:
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.”
“Informar ao médico se está amamentando.”
Cuidados de administração:
A dieta normal pode ser mantida até 2 horas antes do exame. O paciente deve estar em jejum durante as 2 horas que precedem o exame. O paciente deve estar adequadamente hidratado antes e após a administração intravascular de meio de contraste. Isto se aplica especialmente a pacientes portadores de mieloma múltiplo (tipo de câncer das células sanguíneas), diabetes melitus, poliúria, oligúria, hiperuricemia, assim como em recémnascidos, lactentes, crianças pequenas e idosos. Lactentes (idade inferior a 1 ano) e especialmente recém-nascidos estão sujeitos ao desequilíbrio de eletrólitos e alterações hemodinâmicas.
Desta forma, deve ser controlada a dose do meio de contraste a ser administrada, o desempenho técnico do procedimento radiológico e a condição do paciente. Estados acentuados de excitação, ansiedade e dor podem aumentar o risco de efeitos colaterais ou intensificar reações relacionadas ao meio de contraste. Pode-se administrar sedativo aos pacientes que se encontrem nestes estados. O meio de contraste que é aquecido à temperatura corporal, antes da administração, é melhor tolerado e pode ser injetado mais facilmente devido à reduzida viscosidade. Não se recomenda teste de sensibilidade com pequena quantidade de meio de contraste uma vez que este não tem valor prognóstico. Além disso, o próprio teste de sensibilidade pode dar origem a reações graves e até mesmo fatais. A administração intravascular de meio de contraste deve ser realizada preferencialmente com o paciente deitado. Após a administração do meio de contraste, recomenda-se o monitoramento do paciente por pelo menos meia hora após a realização do exame, uma vez que a maioria das reações ocorre neste período. Siga as orientações fornecidas antes e após a realização do exame.
Reações adversas:
“Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.” As reações que mais freqüentemente ocorrem com meio de contraste iodado geralmente são de natureza leve a moderada e passageira. Entretanto, também foram descritas reações graves e com risco de vida, assim como casos fatais. As reações mais freqüentemente relatadas com esta via de administração são náusea, vômito e sensação geral de calor e de dor.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando.” Pacientes sob tratamento com biguanidas devem informar ao médico previamente ao uso do contraste. Pacientes sob tratamento com neurolépticos (medicamentos utilizados em algumas doenças psiquiátricas) ou antidepressivos podem apresentar aumento do risco de reações relacionadas aos meios de contraste. Pacientes que apresentaram reações de hipersensibilidade enquanto utilizavam betabloqueadores (medicamentos para tratamento de pressão arterial elevada ou outras condições cardíacas) podem ser resistentes aos efeitos do tratamento com beta-agonistas (adrenalina). Após o uso de meio de contraste, os pacientes tratados com interleucina tendem a apresentar, com maior freqüência, reações tardias. O uso de meio de contraste também interfere na realização de exames da tiróide.
Contra-indicações:
Não há contra-indicação absoluta para o uso de Ultravist® (iopromida).
Precauções:
Existem situações em que a administração do produto requer cuidados especiais. Portanto, informe o seu médico sobre qualquer doença atual ou anterior, assim como sobre a ocorrência de reação alérgica após a administração de algum meio de contraste. A avaliação risco-benefício deve ser considerada em cada caso. Informe ao médico a ocorrência das seguintes condições:
– hipersensibilidade ou caso de reação anterior a meios de contraste iodados;
– disfunção da tiróide;
– doença circulatória grave ou do coração;
– idade avançada;
– estado de saúde bastante debilitado;
– doença renal grave;
– utilização de betabloqueadores, interleucina, antidiabéticos, antidepressivos,
medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta e outras doenças
cardíacas;
– diabetes melitus com disfunção renal;
– distúrbios do sistema nervoso central e possibilidade de convulsões;
– mieloma múltiplo (tipo de câncer das células sanguíneas) e paraproteinemia;
– feocromocitoma (tipo especial de aumento da pressão sanguínea causado por
um raro tumor da glândula adrenal situada perto do rim);
– distúrbios imunológicos preexistentes;
– miastenia grave (distúrbio da função neuromuscular);
– alcoolismo ou dependência de droga;
– interferência em processo de coagulação;
– gravidez e lactação.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE
SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.