Gravidez vagivit

VAGIVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VAGIVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VAGIVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Categoria de Risco na Gravidez: C
Vagivit poderá ser administrado durante os períodos de gravidez e lactação. A vitamina C atravessa a barreira placentária.
Entretanto, doses suplemento alimentar de vitaminas e sais minerais são consideradas geralmente seguras durante a gravidez. Em um estudo realizado na Alemanha em 1999 para avaliar a eficácia e a tolerabilidade da vitamina C em 24 mulheres grávidas com sintomas de vaginose bacteriana não observou-se efeito teratogênico ou prematuridade relacionada ao uso da vitamina C vaginal e recomenda o uso de rotina de vitamina C em mulheres grávidas com alteração da microbiota vaginal. Na literatura médica não há relatos de teratogenicidade em humanos, como também não foi observado em estudos realizados com modelos animais.
Lactação: A vitamina C é excretada no leite humano. Com a ingestão de doses adequadas não foi observado nenhum risco para o bebê, entretanto a avaliação do risco para o bebê não foi estabelecida. Avaliar o potencial risco em relação aos benefícios antes de prescrever esta medicação durante o período de lactação.