Informações vagivit

VAGIVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VAGIVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VAGIVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A aplicação de vitamina C resulta na redução do valor do pH intravaginal, levando à inibição de todas as bactérias que não podem crescer em um meio com pH 4,0. O crescimento de bactérias capazes de reproduzirem-se em pH abaixo de 4,0, como os lactobacilos, é somente levemente inibido, ou mesmo, não inibido.
Vários dias depois os lactobacilos da flora vaginal normal (bacilos de Doderlein) reaparrecem. Particularmente, o crescimento dos anaeróbios indesejáveis será rigorosamente inibido pela acidificação da vitamina C. Como as leveduras são capazes de se reproduzir em pH de valores baixos, seu crescimento não será inibido. Baseado em estudos in vitro, o mecanismo de ação bacteriostático e bactericida da vitamina C na flora vaginal é principalmente baseado no efeito de redução do pH.