Interações medicamentosas vertix gotas

VERTIX GOTAS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VERTIX GOTAS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VERTIX GOTAS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Interação medicamento – medicamento
-Severidade Maior
Efeito da interação: aumento de uma ou de ambas as drogas, podendo causar bradicardia ou piorar bloqueios átrio-ventriculares.

Medicamento: amiodarona.
Efeito da interação: aumento do intervalo QT.
Medicamento: droperidol
Efeito da interação: hipotensão, bradicardia ou piora da performance cardíaca devido a efeitos aditivos que reduzem a contratilidade cardíaca e a condução atrio-ventricular.
Medicamentos: Beta-bloqueadores (exemplo: propanolol, atenolol, timolol, sotalol)
Efeito da interação: aumento da concentração da carbamazepina no sangue facilitando a intoxicação por este medicamento. A carbamazepina, assim como a fenitoína e o valproato, podem aumentar a metabolização da flunarizina podendo ser necessário um aumento de dose.
Medicamento: anticonvulsivantes (carbamazepina, fenitoína e o valproato)
Efeito da interação: diminuição do metabolismo da flunarizina, aumentando sua concentração sérica e facilitando a ocorrência de intoxicação.
Medicamento: indinavir e saquinavir.
Efeito da interação: aumento do risco de hemorragia gastrintestinal.
Medicamentos: anti-inflamatórios não hormonais (exemplos: diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno, naproxeno) e anticoagulantes orais
Efeito da interação: potencialização dos efeitos depressores do sistema nervoso central Medicamento: depressores do SNC (p.ex. sedativos e tranqüilizantes)
– Severidade Menor
Efeito da interação: diminuição da concentração sérica da flunarizina. Medicamento: rifampicina
Efeito da interação: hipotensão.
Medicamento: fentanil
– Interação medicamento – álcool
A flunarizina pode potencializar os efeitos do álcool especialmente no início do tratamento.
– Interação medicamento – exame laboratorial
A concentração sérica de prolactina pode se apresentar levemente aumentada durante o tratamento com flunarizina. As concentrações séricas totais de cálcio não são afetadas pela ação de bloqueadores de canais de cálcio.