Bula para paciente vigadexa

VIGADEXA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIGADEXA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIGADEXA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO:
VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril contém o antibiótico cloridrato de moxifloxacino, que destrói as bactérias suscetíveis causadoras da infecção ocular e o anti-inflamatório fosfato de dexametasona (esteroide).

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO:
VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril é indicado no tratamento das infecções oculares e na prevenção da inflamação e infecção bacteriana que podem ocorrer após cirurgia ocular.

RISCOS DO MEDICAMENTO:
Contraindicações:
Você não deve usar VIGADEXA Solução Oftálmica se tiver glaucoma e/ou doença ocular com afinamento da córnea ou esclera, se for alérgico a qualquer componente do produto ou em caso de inflamação nos olhos causada por vírus, fungos ou micobactérias.

Advertências
Se você tiver qualquer reação alérgica deve parar de usar este medicamento e consultar o seu médico. Se você usar esteroides por muito tempo poderá desenvolver glaucoma com dano ao nervo óptico, defeito na percepção visual e no campo visual, catarata, ou você poderá aumentar o risco de desenvolver infecções oculares secundárias. Nas doenças que causam o afinamento da córnea ou da esclera (a parte branca do olho), há casos de perfuração com o uso de esteroides oculares. Em condições agudas do olho, os esteroides podem esconder a infecção ou aumentar as infecções existentes.

Precauções
Se você usar medicamentos contendo esteroides e antibióticos por muito tempo, podem aparecer infecções na córnea causadas por fungos e/ou microrganismos resistentes podem se desenvolver. Se ocorrer uma superinfecção você deve procurar o seu oftalmologista para iniciar uma terapia adequada. Se você for alérgico a outros antibióticos semelhantes ao moxifloxacino poderá ter reações alérgicas com o uso de VIGADEXA. Neste caso, você deve parar de usar o medicamento e procurar orientação médica para indicação da terapia adequada.
VIGADEXA não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
VIGADEXA não foi estudado em crianças.
Informe o médico sobre o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Interações medicamentosas:
Não foram realizados estudos de interação medicamentosa com VIGADEXA Solução Oftálmica.

MODO DE USO:
VIGADEXA é uma solução incolor a amarelo esverdeado.
Para prevenir a inflamação e a infecção pós-cirúrgica, pingue 1 gota da solução, 4 vezes por dia, no olho a ser operado, começando 1 dia antes da cirurgia até 15 dias depois da cirurgia. No tratamento das infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, pingue 1 gota, 4 vezes por dia por até 7 dias ou conforme indicação médica.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS:
As reações adversas que podem ocorrer com uso de corticosteroides são: glaucoma com lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade visual e no campo visual, formação de catarata, infecções oculares secundárias, após supressão da resposta do hospedeiro e perfuração do globo ocular.
Os eventos adversos oculares relatados com maior frequência com o uso da solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram conjuntivite, diminuição da percepção visual, olho seco, inflamação da córnea, desconforto ocular, vermelhidão ocular, dor ocular, coceira ocular, hemorragia subconjuntival e lacrimejamento. Estes eventos ocorreram em aproximadamente 1 a 6% dos pacientes. Nos procedimentos cirúrgicos, alguns desses eventos são consequências da própria cirurgia ocular. Eventos adversos não oculares relatados em 1 a 4% dos pacientes tratados com solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram: febre, aumento de tosse, infecção, otite média, faringite, erupção cutânea e rinite.

ATENÇÃO: Este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para a comercialização, efeitos não conhecidos e indesejáveis podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

CONDUTA NA SUPERDOSE:
Se você colocar uma grande quantidade de VIGADEXA Solução Oftálmica nos olhos de uma só vez, lave os olhos com água morna. Não pingue mais o produto até o horário da próxima dose. Se você tomar o medicamento acidentalmente, procure orientação médica.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO:
Você deve conservar o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30 ºC). Para evitar contaminação não encoste a ponta do frasco nos olhos e nem em outra superfície qualquer. Feche bem o frasco depois de usar.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.