Características farmacológicas 17 alfa estradiol

17 Alfa Estradiol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de 17 Alfa Estradiol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com 17 Alfa Estradiol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ingrediente ativo do produto é o a lfaestradiol, um estereoisômero hormônio do sexual 17-β- estradiol.
O mecanismo de ação se dá, provavelmente, através da inibição das duas isoformas atualmente conhecidas da 5-α-redutase na pele (enzima mediadora da conversão da testosterona andrógena em DHT, metabólito biologicamente ativo que acelera o ciclo dos cabelos e conduz, por fim, a u m aumento do percentual de fios telógenos no tricograma – os fios caem em quantidades crescentes).
O tratamento tópico com alfaestradiol consiste em atuar de um modo específico sobre os processos bioquímicos na raiz dos fios, uma vez que a ad ministraçãomantém concentrações eficazes do alfaestradiol na pele. Ao contrário do 17-β-estradiol, o alfaestradiol apresenta baixa afinidade com os receptores de estrógeno, ou seja, a droga não possui ação hormonal em doses terapêuticas Sua potência uterotrópica relativa em comparação com 17-beta-estradiol é citada como1,5 a 5% e sua atividade sobre a cornificação do epitélio vaginal em menos de 0,4%.
Assim como 17-beta-estradiol o alfaestradiol também penetra a p ele. Alfaestradiol é rapidamente metabolizado no organismo, sendo encontrado em pequena proporção (aproximadamente 3%) na urina, na fração estrona-estradiol-estriol, sendo excretado principalmente sob a forma de glucuronide.