Superdosagem acido acetilsalicílico e acido ascórbico

Acido Acetilsalicílico e Acido Ascórbico com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Acido Acetilsalicílico e Acido Ascórbico têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Acido Acetilsalicílico e Acido Ascórbico devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A toxicidade por salicilatos (doses acima de 100 mg/kg/dia por mais de 2 dias consecutivos podem ser tóxicas) pode resultar de intoxicação crônica, terapeuticamente adquirida e de intoxicação aguda (sobredose) com potencial risco de morte, que pode ser causada por ingestão acidental em crianças ou intoxicação acidental.
A intoxicação crônica por salicilatos pode ser insidiosa, uma vez que os sinais e sintomas não são específicos. A intoxicação crônica leve por salicilatos, ou salicilismo, normalmente ocorre somente após o uso repetido de altas doses. Os sintomas incluem tontura, vertigem, tinitos, surdez, sudorese, náuseas e vômitos, dor de cabeça e confusão podendo ser controlados pela redução da dose. Tinitos podem ocorrer com concentrações plasmáticas entre 150 e 300 mcg/mL. Reações adversas mais graves ocorrem com concentrações acima de 300 mcg/m L.
A principal manifestação da intoxicação aguda por salicilato é uma alteração grave do equilíbrio ácido – base, o qual pode variar com a idade e a gravidade da intoxicação. A apresentação mais comum nas crianças é a acidose metabólica. A gravidade da intoxicação não pode ser estimada apenas pela concentração plasmática. A absorção do ácido acetilsalicílico pode ser retardada devido à diminuição do esvaziamento gástrico, formação de concreções no estômago, ou como resultado da ingestão de preparações com revestimento entérico. O tratamento da intoxicação por ácido acetilsalicílico é determinado por sua extensão, estágio e sintomas clínicos e de acordo com as técnicas de tratamento padrão. Dentre as principais medidas deve-se acelerar a excreção do fármaco, bem como a restaurar o metabolismo ácido base– e eletrolítico.

Devido aos efeitos fisiopatológicos complexos da intoxicação por salicilatos, sinais e sintomas/ achados investigativos podem incluir:

Sinais e sintomas Achados investigativos Medidas terapêutica
Intoxicação leve a moderada  

Lavagem gástrica, administração
repetida de carvão ativado e
diurese alcalina forçada.

Taquipneia, hiperventilação e
alcalose respiratória.

Alcalemia, alcalúria Manuseio de fluídos e eletrólitos
Diaforese    
Náusea e vômitos    
Intoxicação moderada a grave  

Lavagem gástrica, administrações
repetidas de carvão ativado,
diurese alcalina forçada e
hemodiálise nos casos graves

Alcalose respiratória com acidose
metabólica compensatória

Acidemia, acidúria Manuseio de fluídos e eletrólitos
Hiperpirexia   Manuseio de fluídos e eletrólitos

Respiratórios: desde
hiperventilação, edema pulmonar
não cardiogênico até parada
respiratória e asfixia

   
Cardiovasculares: desde arritmias e por exemplo: pressão    
hipotensão à parada cardíaca arterial, alteração do ECG  

Perda de fluídos e eletrólitos:
desidratação, desde oligúria até
insuficiência renal

por exemplo:
hipocalemia,
hipernatremia,
hiponatremia e alteração
da função renal

Manuseio de fluídos e eletrólito

Alteração do metabolismo da
glicose e cetose

Hiperglicemia,
hipoglicemia
(especialmente em
crianças)
Aumento dos níveis de
cetona

 
Tinitos e surdez    

Gastrintestinais: sangramento
gastrintestinal

   

Hematológicos: desde inibição da
agregação plaquetária até a
coagulopatias

por exemplo:
prolongamento do tempo
de protrombina,
hipoprotrombinemia

 

Neurológicos: encefalopatia tóxica
e depressão do Sistema Nervoso
Central com manifestações
variando desde letargia, e confusão
até coma e convulsões

   



Há relatos na literatura de casos isolados de sobredose aguda e crônica de ácido ascórbico.
A sobredose de ácido ascórbico pode provocar hemólise oxidativa em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, coagulação intravascular disseminada, níveis significativamente elevados de oxalato no plasma e urina. Tem sido demonstrado que níveis aumentados da concentração de oxalato levam a deposição de oxalat o de cálcio em pacientes em diálise.
Além disso, vários relatos demonstraram que doses levadas de vitamina C, por via intravenosa ou oral podem provocar deposição de oxalato de cálcio e cristalúria de oxalato de cálcio em pacientes com predisposição para o aumento da agregação de cristais, nefropatia tubulointersticial e insuficiência renal aguda provocada por cristais deoxalato de cálcio.

“Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, s e você precisar de mais orientações.”