Características farmacológicas acido acetilsalicílico tamponado

Acido Acetilsalicílico tamponado com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Acido Acetilsalicílico tamponado têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Acido Acetilsalicílico tamponado devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ácido acetilsalicílico inibe a síntese de prostaglandinas e do tromboxano A2, prevenindo a agregação plaquetária e a formação de trombos. A diferença entre a atividade do ácido salicílico tradicional e aquele presente em BUFFERIN CARDIO é devida ao grupo acetila da molécula de ácido acetilsalicílico, responsável pela inativação da via ciclo-oxigenase.

Substâncias tamponantes
Os três componentes de ação tamponante na fórmula de BUFFERIN CARDIO, o carbonato de cálcio, o óxido de magnésio e o carbonato de magnésio, ajudam a prevenir o aparecimento de eventos gastrointestinais comuns às formulações tradicionais do ácido acetilsalicílico.

Farmacocinética
Após absorção, o ácido acetilsalicílico é amplamente distribuído para todos os tecidos e fluidos corporais, inclusive para o sistema nervoso central, para o leite materno e tecidos fetais.
A ligação do salicilato às proteínas plasmáticas é dependente de sua concentração: em doses baixas (< 100 microgramas/mL), aproximadamente 90% do salicilato está ligado à albumina plasmática, enquanto que, em concentrações mais altas (> 400 microgramas/mL), somente 75% encontra-se ligado. As concentrações mais altas são encontradas no plasma, fígado, córtex renal, coração e pulmões.
Como o ácido acetilsalicílico é rapidamente hidrolisado no plasma em ácido salicílico, seus níveis plasmáticos são essencialmente indetectáveis após 1-2 horas de sua ingestão. O ácido salicílico tem meia-vida plasmática de aproximadamente 6 horas. Sua taxa de eliminação é constante em relação à concentração plasmática e a excreção renal da droga inalterada depende do pH urinário: na medida em que se aproxima de 6,5, o clearance renal do salicilato livre aumenta de menos de 5% para mais de 80%.

Farmacodinâmica
O ácido acetilsalicílico afeta a agregação plaquetária pela inibição irreversível da ciclo-oxigenase. Este efeito perdura por toda a vida plaquetária, prevenindo assim a formação do fator tromboxano A2, responsável pela agregação plaquetária.