Interações medicamentosas funtyl

FUNTYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FUNTYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FUNTYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Comprimidos:
Conforme os resultados de estudos realizados in vitro e em voluntários sadios, a terbinafina apresenta insignificante potencial de inibir ou induzir a depuração dos medicamentos metabolizados pelo sistema do citocromo P450 (por exemplo: ciclosporina, terfenadina, triazolam, tolbutamina ou anticoncepcionais orais).
Estudos in vitro demonstraram que a terbinafina inibe o metabolismo intermediário do CYP2D6. Esses dados in vitro apresentam relevância clínica para compostos metabolizados predominantemente por essa enzima, como por exemplo: antidepressivos tricíclicos, betabloqueadores, inibidores seletivos de recaptadores de serotonina, inibidores da monoaminoxidase tipo B (IMAO-B), e se esses demonstrarem índice terapêutico baixo (vide: PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS).
Alguns casos de irregularidades menstruais têm sido relatadas em pacientes que utilizam terbinafina concomitantemente com contraceptivos orais, embora a incidência desses distúrbios permaneçam dentro dos limites de incidência básica dos pacientes tratados com anticoncepcionais orais. Por outro lado, o “clearance” (depuração) plasmático da terbinafina pode ser acelerado por drogas que induzam o metabolismo (como a rifampicina) e pode ser inibida por medicamentos que inibam o citocromo P450 (como a cimetidina). Quando for necessária a administração simultânea desses fármacos, será preciso adaptar a dose de Funtyl.
Creme, solução tópica e spray tópico:
Não se conhece nenhuma interação medicamentosa até o momento.