Características farmacológicas amoxicilina cápsulas

Amoxicilina Cápsulas com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Amoxicilina Cápsulas têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Amoxicilina Cápsulas devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O produto contém como princípio ativo a amoxicilina, quimicamente a D-(-)-alfa-amino p. hidroxibenzil penicilina, uma penicilina semi-sintética de amplo espectro de ação, derivada do núcleo básico da penicilina, o ácido 6-amino-penicilânico. Seu nível máximo ocorre uma hora após a administração oral, tem baixa ligação protéica e pode ser administrado com as refeições, por ser estável em presença do ácido clorídrico do suco gástrico.
A amoxicilina é bem absorvida tanto pela via entérica como pela parenteral.
A meia-vida da amoxicilina após a administração do produto é de 1,3 horas.
A amoxicilina não tem ligações proteicas em grande número, aproximadamente 20%. Espalha-se rapidamente nos tecidos e fluidos do corpo, com exceção do cérebro e seus fluidos.
A amoxicilina é um antibiótico semi-sintético com um largo espectro de atividade bactericida contra muitos microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos. A amoxicilina é, todavia, suscetível à degradação por betalactamases, e portanto, o espectro de atividade não inclui organismos que produzem estas enzimas.
A amoxicilina é bactericida para uma larga faixa de bactérias, incluindo: Streptococcus, espécies de Staphylococcus não produtoras de beta-lactamase, Pneumococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacteria, Clostridia, Bacillus anthracis, Erysipelothrix, Rhusiopathial e bactérias Gram-negativas, como Meningococcus, Gonococcus, Bordetella pertussis, Haemophilus infl uenzae e parainfl uenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Salmonella e Shigellae.