Bula para paciente cetoconazol shampoo

Cetoconazol Shampoo com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cetoconazol Shampoo têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cetoconazol Shampoo devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



•Ação esperada do medicamento: este produto tem ações antifúngicas. O controle dos sinais e sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

•Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 – 30 0C). Proteger da luz. Manter sempre o frasco bem fechado após sua utilização. Não expor o produto ao sol.

•Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verificada na embalagem externa do produto. Não use medicamentos com prazo de validade vencido. Pode ser prejudicial a sua saúde.

•Gravidez e lactação: você pode usar este medicamento se estiver grávida ou amamentando, pois o ingrediente ativo do produto não penetra na pele. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

•Cuidados de administração: aplicar o produto, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar os cabelos. Normalmente, a palma da mão cheia de shampoo é o suficiente para uma lavagem. Tenha certeza de que aplicou o produto na pele e não somente nos cabelos. A frequência do uso deste medicamento irá depender do tipo de infecção e se o uso se destina à cura ou prevenção da infecção.

– Caspa e dermatite seborreica:
Para o tratamento, usar o shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Para a prevenção de recidivas, usar o shampoo 1 vez por semana ou uma vez a cada 2 semanas.

– Pitiríase versicolor:
Para o tratamento, usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para a prevenção de recidivas, usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias consecutivos.
Da mesma forma que para outros shampoos, evite que o produto entre em contato com os olhos. Entretanto, se isto ocorrer, lave os olhos com água. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

•Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento antes do completo desaparecimento das lesões. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

•Reações adversas: este medicamento é geralmente bem tolerado. Assim como outros shampoos, uma sensação de ardência local, coceira ou vermelhidão / irritação podem ocorrer nas áreas expostas. Oleosidade e ressecamento dos cabelos foram raramente relatados. Em caso de intolerância ao shampoo, descontinue o tratamento. Se os efeitos indesejáveis persistirem, contate seu médico. Principalmente em pacientes com cabelos grisalhos ou que se submetem a tratamentos (tintura, descoloramentos, permanentes, etc.), ocasionalmente os cabelos podem ficar descoloridos.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

•Ingestão concomitante com outras substâncias: caso esteja utilizando corticosteroide na forma de creme, loção ou pomada, o tratamento com este produto pode ser iniciado conjuntamente, mas deve ser observado que a retirada do corticosteroide deve ser feita de maneira gradativa. Caso contrário, a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido.

A descontinuação deve ser feita da seguinte forma:
– Aplicar as mesmas quantidades por 1 semana;
– Fazer a retirada gradual do corticosteroide, durante uma semana;
– Em seguida interromper o tratamento com corticosteroide por completo.

•Contraindicações: hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ou a outros componentes do produto. Os sintomas da hipersensibilidade incluem coceira e vermelhidão da pele, ocorrendo após aplicação.

•Precauções e Advertências: assim como para outros shampoos, evite o contato com os olhos. Entretanto, se isso ocorrer, enxágue os olhos com água. A dermatite seborreica e a caspa estão frequentemente associadas com queda de cabelo. Quando este medicamento é utilizado nestas condições, isto também pode ocorrer. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

•Superdose: a ingestão acidental deste medicamento geralmente não é séria, contudo é recomendável procurar seu médico.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”