Advertências cimetidina comprimidos

Cimetidina Comprimidos com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cimetidina Comprimidos têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cimetidina Comprimidos devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Advertências
A dose deve ser reduzida em pacientes com função re nal comprometida, de acordo com o clearance de creatinina. As seguintes doses são sugeridas:
clearance de creatinina de 0mL a 15mL por minuto: 200mg, duas vezes ao dia; 15mL a 30mL por minuto: 200mg, três vezes ao dia;
30mL a 50mL por minuto: 200mg, quatro vezes ao dia; mais de 50mL por minuto, dose normal.
Geralmente, nenhum ajuste é necessário para dosesotais diárias de 400mg ou menos.
A cimetidina pode prolongar a eliminação de fármacos metabolizados por oxidação no fígado. Recomenda-se o monitoramento rigoroso de pacientes em tratamento com cimetidina recebendo anticoagulantes orais ou fenitoína. A redução das d oses desses fármacos pode ser necessária.
Estudos clínicos envolvendo tratamento contínuo por mais de seis anos e o uso extensivo por mais de quinze anos não revelaram reações adversas imprevis tas relacionadas com o tratamento de longa duração. A segurança do uso prolongado, no entanto, não está inteiramente estabelecida e deve-se ter cautela, avaliando-se periodicamente os pacientes.
O tratamento com cimetidina pode mascarar os sintomas e permitir cura transitór ia de câncer gástrico. Em particular, deve-se ter em mente a demora potencial no diagnóstico em pacientes na meia idade e idosos com sintomas dispépticos novos ou que mudaram de padrão recentemente.
Deve-se observar regularmente pacientes com históri co de úlcera péptica, principalmente os idosos, em tratamento com cimetidina e um agente anti-inflamatório não-esteroidal.
Em pacientes em tratamento medicamentoso ou com doenças que possam causar queda na contagem de células sanguíneas, deve-se ter em mente a possibilidade de que o antagonismo ao receptor H2 possa potencializar esse efeito.
Em pacientes idosos, pacientes com doença pulmonar crônica, diabetes ou imunocomprometidos pode haver risco aumentado de desenvolver pneumonia adquirida na comunidade. Um amplo estudo epidemiológico demonstrou que pacientes sob tratamento com antagonistas de receptor H2 têm risco aumentado de desenvolver pneumonia comunitária em relação àqueles que interromperam o tratamento, com aumento relativo ajustado do risco de 1.63 (95%CI, 1.07-2.48).
Devido à possibilidade de interação com cumarínicos, recomenda-se rigoroso monitoramento do tempo de protrombina quando cimetidina for utilizada simultaneamente.
A administração concomitante de medicamentos que possuem faixa terapêutica estreita, como fenitoína e teofilina, pode requerer ajustes da dose da cimetidina ou sua interrupção.

Populações especiais Crianças
A experiência em crianças é menor do que em adultos.Em crianças com mais de 1 ano de idade, a dose 25-30mg/kg de peso corporal /dia em doses divididas pode ser administrada por via oral.
O uso de cimetidina em bebês menores de 1 ano de idade não foi inteiramente avaliado. A dose de 20mg/kg de peso corporal em doses divididas tem sido usada.

Idosos
(ver Posologia e Reações adversas).

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não é esperado que cimetidina afete a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas com segurança.

Fertilidade
Não houve efeitos na fertilidade feminina e masculina em estudos convencionais de toxicologia reprodutiva em ratos. Em estudos em seres humanos, a cimetidina não mostrou ter efeito na espermatogênese, na contagem de esperma, mobilidade, morfologia ou na capacidade de fertilização in vitro.

Gravidez e Lactação
Até o momento, a experiência com o uso de cimetidina em pacientes grávidas é limitada. Embora os testes em animais e as evidências clínicas não tenham identificado qualquer efeito prejudicial à administração de cimetidina durante a gravidez, estudos em animais e em seres humanos demonstraram que o fármaco atravessa a barreira placentária e excretado é no leite. Portanto, assim como com a maioria dos fármacos, o uso de cimetidina deve ser evitado durante a gravidez e a lactação, a menos que seja considerado essencial.

Categoria de risco B na gravidez.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.