Bula para paciente clotrimazol creme vaginal 1% e 2%

Clotrimazol Creme Vaginal 1% e 2% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Clotrimazol Creme Vaginal 1% e 2% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Clotrimazol Creme Vaginal 1% e 2% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



•Ação esperada do medicamento: clotrimazol é um antimicótico de amplo espectro, indicado para o tratamento das infecções da área genital causadas por fungos e bactérias sensíveis.

•Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).

•Prazo de validade: 24 meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não use qualquer medicamento após o vencimento do prazo de validade. Pode ser perigoso para sua saúde.

•Gravidez e Lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando. O clotrimazol não deve ser usado durante o primeiro trimestre de gestação sem orientação médica.

•Cuidados de administração: a aplicação de clotrimazol deve ser feita mediante o aplicador contido na embalagem (veja em INSTRUÇÕES DE USO). Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, o número de aplicações e a duração do tratamento.

•Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

•Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. A tolerância local de clotrimazol creme vaginal é muito boa. Raramente, podem ocorrer reações da pele, como ardência, vermelhidão, sensação de picadas e queimação.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

•Contraindicações e Precauções: o produto é contraindicado a pacientes hipersensíveis ao clotrimazol ou a qualquer componente de sua formulação. Pode reduzir a segurança e eficácia de produtos à base de látex, como preservativos e diafragmas. Esse efeito ocorre somente durante o tratamento, portanto é temporário. Em geral, o tratamento não deve ser feito durante o período menstrual. Em alguns casos de infecção vaginal, o parceiro também deve ser tratado, conforme orientação médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
“NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”