Bula para paciente diltiazem comprimidos

Diltiazem Comprimidos com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diltiazem Comprimidos têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diltiazem Comprimidos devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: cloridrato de diltiazem promove efeito antianginoso por dilatação das coronárias; ao mesmo tempo, reduz a resistência vascular periférica e a frequência cardíaca. O efeito do cloridrato de diltiazem inicia-se dentro da primeira hora após a administração oral e perdura por 6 a 8 horas.

Indicações do medicamento: este medicamento destina-se ao tratamento da insuficiência coronariana e da hipertensão arterial.

Riscos do medicamento: seu uso é contraindicado na infância. Recomendam-se cuidados especiais em casos de insuficiência hepática ou renal. Não usar o medicamento durante a gravidez e o período de lactação. Ao adquirir um medicamento, confira sempre o prazo de validade na embalagem externa. Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 12 anos de idade.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Modo de uso: Os horários de administração do medicamento, assim como a dose a ser utilizada, devem ser rigorosamente seguidos. Seu emprego é feito exclusivamente por indicação médica. Recomenda-se iniciar o tratamento com 30 mg, 4 vezes ao dia, antes das 3 principais refeições do dia e ao deitar. Aumentar as doses gradualmente, a intervalos de 1 a 2 dias se necessário, até atingir a dose diária mais satisfatória, em termos de melhora clínica. Aspecto: o comprimido de 30 mg e o comprimido de 60 mg se apresentam na cor branca, com formato circular, plano e monossectado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Reações adversas: dependendo da dose e da sensibilidade individual podem ocorrer edemas, cefaleia, náuseas, tonturas, erupções cutâneas, sonolência, insônia, distúrbios gastrintestinais, queda de pressão arterial e diminuição da frequência do pulso.

Conduta em caso de superdose: em caso de ingestão excessiva, procurar um médico.
Como medidas imediatas: indução do vômito e/ou lavagem gástrica.
Face a bradicardia acentuada ou bloqueio atrioventricular de grau elevado: agentes taquicardizantes (atropina, eventualmente isoproterenol, com cautela).
Face a insuficiência cardíaca: agentes inotrópicos positivos (isoproterenol, dopamina, dobutamina) e diuréticos. Face a hipotensão grave: vasopressores

Cuidados de conservação: manter à temperatura ambiente (15 ̊C a 30 ̊C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

TODO O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS