Bula para paciente doxiciclina comprimidos solúveis

Doxiciclina Comprimidos Solúveis com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Doxiciclina Comprimidos Solúveis têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Doxiciclina Comprimidos Solúveis devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Leia atentamente este texto antes de começar a tomar o medicamento, ele informa sobre as propriedades deste medicamento.
Se persistirem dúvidas ou estiver inseguro fale com seu médico.
Antes de utilizar o medicamento, confira o nome do rótulo e não administre caso haja sinais de violação e/ou danos na embalagem.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
É um antibiótico pertencente ao grupo das tetraciclinas que age no metabolismo de bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Este medicamento é indicado no tratamento de processos infecciosos causados por microorganismos sensíveis à doxiciclina.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A doxiciclina é contra-indicada para pessoas com conhecida hipersensibilidade às tetraciclinas ou a qualquer componente do produto e para gestantes, lactantes e crianças menores de 8 anos.
Pacientes sob tratamento com doxiciclina não devem tomar antiácidos e outros medicamentos que contenham alumínio, ferro, cálcio, magnésio e sais de bismuto. Devem também evitar fazer uso de: barbitúricos, carbamazepina, fenitoína, penicilina, e metoxiflurano. A doxiciclina pode diminuir a eficácia de contraceptivos orais.
“Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 8 anos”.
“Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis”.
“Informe ao médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento”.
“Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou se iniciar amamentação durante o uso
deste medicamento”.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento pode ser deglutido diretamente com um pouco de líquido (como um comprimido comum) ou pode ser dissolvido em 50 Ml de água (½ copo) antes da administração.
Não há restrições quanto a alimentação em reação ao tratamento com doxiciclina.
“Para dosagem: vide o item POSOLOGIA em INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE”.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.
“Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico”.
“Não use o medicamento com o prazo de validade vencido”.
“Antes de usar observe o aspecto do medicamento. A data de fabricação e o prazo de validade estão impressos na embalagem externa do produto”.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações desagradáveis que ocorrem com uma freqüência maior são: náusea, anorexia, vômitos e diarréia. Lesões cutâneas e de hipersensibilidade como urticária e anafilaxia podem ocorrer raramente. Fotossensibilidade, manifestada por queimaduras após exposição ao sol tem sido observada em alguns pacientes que se tratam com tetraciclinas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
“Em caso de superdose procure um centro de controle de intoxicação ou socorro médico”.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em local fresco (15 – 30°C), seco e ao abrigo da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS