Resultados de eficácia fenofibrato

Fenofibrato com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fenofibrato têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fenofibrato devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Fenofibrato micronizado é uma nova formulação de fenofibrato com um perfil farmacocinético melhorado que permite cômoda administração uma vez ao dia. Foi realizado um programa de monitorização de droga na Alemanha para avaliar a eficácia e a tolerabilidade do tratamento de 12 semanas com 200 mg de fenofibrato micronizado em uma grande amostra de pacientes com vários tipos de dislipidemia. No total, 9.884 pacientes foram incluídos, e 9.503 pacientes permaneceram disponíveis para avaliação da eficácia. Nessa população de pacientes selecionados, 200 mg de fenofibrato micronizado reduziram o colesterol total em 20%, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) em 25%, os triglicérides em 28% e aumentaram o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) em 23%. A relação LDL/HDL foi reduzida de uma média de 5,3 para 3,2 após 12 semanas. A eficácia foi ainda analisada retrospectivamente em uma série de populações de pacientes, incluindo diferentes tipos de dislipidemia, diabetes do tipo 2 e pacientes com infarto do miocárdio prévio. Essas análises foram consistentes com os resultados observados na população geral. O tratamento com fenofibrato micronizado foi geralmente muito bem tolerado, com 3,8% dos pacientes experimentando eventos adversos. Não foram observadas reações adversas previamente desconhecidas para fenofibrato. Os resultados deste grande programa de monitorização de droga confirmaram o interesse terapêutico no fenofibrato micronizado em diferentes tipos de dislipidemia e em populações de pacientes na prática clínica de rotina.1 (Kirchgassler K U et al)
A aterosclerose é a complicação mais comum do diabetes. Correção de hiperglicemia ajuda a evitar complicações microvasculares, mas tem pouco efeito sobre a doença macrovascular. Análises POST-HOC de subpopulações diabéticas em estudos de intervenção lipídica sugerem que correção de anormalidades das lipoproteínas leva a uma diminuição na doença arterial coronariana. O Estudo de Intervenção da Aterosclerose no Diabetes (DAIS) foi especificamente desenhado para avaliar os efeitos da correção de anormalidades das lipoproteínas na aterosclerose coronariana em pacientes com diabetes tipo 2. Foram selecionados por critérios metabólicos e angiográficos 731 homens e mulheres com diabetes tipo 2. Foram randomizados 418 pacientes para receber fenofibrato micronizado (200 mg/dia) ou placebo durante pelo menos três anos. Eles estavam com a glicemia controlada (média de hemoglobina A1c 7,5%), tiveram ligeira anormalidades da lipoproteína, típica do diabetes tipo 2, e pelo menos uma lesão coronariana visível. Metade não tinha histórico clínico de doença coronariana. Angiografias foram analisadas no início e fim do estudo por uma abordagem quantitativa computadorizada assistida. Os níveis plasmáticos de colesterol total, HDL-colesterol, LDL colesterol, e todas as concentrações de triglicérides foram alterados significativamente no grupo de fenofibrato (N = 207) mais do que no grupo placebo (n = 211). O grupo que recebeu fenofibrato apresentou um aumento significativamente menor no percentual diâmetro de estenose do que o grupo placebo (média de 2,11% + 0,594 vs 3,65% + 0,608, p=0,02), um número significativamente menor da diminuição do diâmetro mínimo da luz (-0,06 + 0,016 vs -0,10 + 0,016 mm, p=0,029), e uma diminuição menor, não-significativa, do diâmetro de segmento médio(-0,06 + 0,017 vs -0-08 + 0-018 mm, p = 0,171). Como resultado, o estudo DAIS sugere que o tratamento com fenofibrato reduz a progressão da doença angiográfica da artéria coronária em pacientes com diabetes tipo 2. Este efeito está relacionado, pelo menos em parte, à correção de alterações das lipoproteínas, mesmo aqueles que anteriormente não precisavam de tratamento. 2 (Steiner G et al)
Em um grande estudo multicêntrico aberto, com objetivo de avaliar eficácia da utilização de 200 mg de fenofibrato micronizado, uma vez por dia, foram selecionados 1.545 pacientes, submetidos a um período de 3 meses de orientação nutricional. Destes pacientes, foram incluídos 1334 em um estudo de seis meses. Os critérios de inclusão foram colesterol total igual ou superior a 250 mg/dl e/ou triglicérides séricos iguais ou superiores a 200 mg/dl. Aos 6 meses de tratamento, a variação média em relação ao basal foram -20,5, – 26,1, -7,5 e +15,2% no colesterol total, LDL-colesterol basal ≥ 160 mg/dl, fibrinogênio plasmático eHDL-colesterol, respectivamente. A redução média do triglicéride sérico foi de 46,5%. A descontinuação do estudo para pacientes que apresentaram eventos adversos clínicos e biológicos foi de 5 e 1%, respectivamente. Em conclusão, o fenofibrato micronizado em uma dose diária de 200 mg teve significativas propriedades de modificação de lipídios, mas também mostrou um efeito benéfico sobre outros fatores de risco associados, como a redução do fibrinogênio. O perfil de segurança foi bastante satisfatório, proporcionando um excelente benefício / risco. 3 (Kornitzer M et al)

Referências Bibliográficas:
1.Kirchgässler KU et al. Eficácia e Tolerabilidade do tratamento de 12 semanas com 200 mg de fenofibrato micronizado em um programa de Monitorização de Droga Envolvendo 9.884 Pacientes com Dislipidemia. Clin. Drug Invest.1998; 15(3): 197-204.

2.Steiner G et al. Effect of fenofibrate on progression of coronary-artery disease in type 2 diabetes: the Diabetes Atherosclerosis Intervention Study, a randomised study. Lancet. 2001; 357: 905-10.

3.Kornitzer M et al. Efficacy and tolerance of 200 mg micronized fenofibrate administered over a 6-month period in hyperlipidaemic patients: an open Belgian multicenter study. Atherosclerosis. 1994; 110 (Suppl):S49-S54.