Reações adversas fluconazol

Fluconazol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fluconazol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fluconazol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O fluconazol é geralmente bem tolerado. As reações adversas mais comumente observadas durante estudos clínicos e associadas ao fluconazol são:

Sistema Nervoso Central e Periférico: cefaleia.
Pele/Anexos: rash.
Gastrointestinal: dor abdominal, diarreia, flatulência e náusea.
Em alguns pacientes, particularmente aqueles com enfermidades de base graves, tais como AIDS e câncer, foram observadas alterações nos resultados dos testes das funções hematológica e renal e anormalidades hepáticas (vide Precauções e Advertências ) durante o tratamento com fluconazol e agentes comparativos; entretanto o significado clínico e a relação ao tratamento são incertos.
Hepático/Biliar: toxicidade hepática incluindo casos raros de fatalidades, elevação dos níveis de fosfatase alcalina, bilirrubina, TGO e TGP.
Além disso, os seguintes eventos adversos ocorreram durante o período pós-comercialização:
Sistema Nervoso Central e Periférico: tontura, convulsões.
Pele/Anexos: alopecia, distúrbios esfoliativos da pele incluindo Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidermal tóxica.
Gastrointestinal: dispepsia, vômito.
Hematopoiético e Linfático: leucopenia incluindo neutropenia, agranulocitose, trombocitopenia.
Imunológico: anafilaxia (incluindo angioedema, edema facial e prurido).
Hepático/Biliar: insuficiência hepática, hepatite, necrose hepatocelular, icterícia.
Metabólico/Nutricional: hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hipocalemia.
Outros sentidos: distúrbio de paladar.