Reações adversas isoflurano

Isoflurano com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Isoflurano têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Isoflurano devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas encontradas na administração de isoflurano são, em geral, extensões dose-dependentes dos efeitos farmacofisiológicos e incluem depressão respiratória, hipotensão e arritmias. Tremores, náuseas, vômitos e íleo adinâmico têm sido observados no período pós-operatório. Como ocorre com outros anestésicos gerais, elevações transitórias na contagem de glóbulos brancos foram observadas mesmo na ausência de estresse cirúrgico. Isoflurano potencializa o efeito dos rela xantes musculares, principalmente os não-despolarizantes. A CAM , em adultos, é reduzida pela administração concomitante de N2O. Há raros relatos de disfunção hepática e hepatite pós-operatória. Isoflurano também tem sido associado com hipercalemia perioperatório (ver 5. ADVERTÊN CIAS E PRECAUÇÕES). Para maiores informações sobre Hipertermia Maligna ver 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES.
Experiência Pós venda:
Há relatos no período de pós-comercialização de insuficiência hepática e necrose hepática associada com o uso de potentes agentes anestésicos voláteis, incluindo isoflurano. Devido à natureza espontânea destes relatórios, a incidência real e relacionamento de isoflurano para esses eventos não podem ser estabelecidas com certeza.
Distúrbios Cardíacos: parada cardíaca
Desordens Hepatobiliares: necrose hepática, insuficiência hepática.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sist ema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disp onível em http://www.anvisa.gov.br/hotside/notivisa.index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.