Interações medicamentosas lamivudina 150mg

Lamivudina 150mg com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Lamivudina 150mg têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Lamivudina 150mg devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A possibilidade de interação medicamentosa da lamivudina é baixa em função de o fármaco ter metabolismo limitado e baixa ligação às proteínas plasmáticas, com depuração renal quase completa, na sua forma inalterada.

A lamivudina é principalmente eliminada pela secreção catiônica orgânica ativa. Pode ocorrer a possibilidade de interação com outros fármacos, particularmente quando a principal via de eliminação for através da secreção renal ativa via transporte catiônico orgânico, como por exemplo a trimetoprima. Outros fármacos como a ranitidina e a cimetidina, são eliminados parcialmente por este mecanismo, e não demonstraram interação com a lamivudina.
É pouco provável que ocorram interações clinicamente significativas entre a lamivudina e fármacos que são eliminados predominantemente pela via de secreção aniônica orgânica ativa ou pela filtração glomerular.
Observou-se um aumento discreto na Cmax da zidovudina (28%), quando administrada junto com a lamivudina. Mas, a área sob a curva não foi significativamente alterada. A zidovudina não exerce qualquer efeito sobre a farmacocinética da lamivudina.
A administração de trimetoprima-sulfametoxazol (160 mg – 800 mg), aumentou a concentração da lamivudina em cerca de 40%. Entretanto, não há necessidade de ajuste de dosagem, a não ser que o paciente tenha alteração da função renal. A lamivudina não exerce nenhum efeito sobre a farmacocinética da trimetoprima e do sulfametoxazol. Não foram estudados os efeitos da associação da lamivudina com doses maiores de trimetoprima-sulfametoxazol, para o tratamento da pneumonia pelo Pneumocystis carinii e toxoplasmose.