Posologia de lamivudina solucao

Lamivudina Solucao com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Lamivudina Solucao têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Lamivudina Solucao devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de uso
Uso oral.
A terapia com Lami (lamivudina) deve ser iniciada por um médico experiente no tratamento de adultos e crianças vivendo com HIV. Lami (lamivudina) pode ser administrado com ou sem alimentos.
Lami (lamivudina) solução é adequado para o uso em crianças e para pacientes incapazes de utilizar a formulação em comprimidos.

Posologia
Adultos e adolescentes acima de 12 anos
A dose recomendada de Lami (lamivudina) é de 300 mg (30 mL) por dia, administrando-se 150 mg (15 mL) duas vezes ao dia, ou 300 mg (30 mL) uma vez ao dia.

Crianças de 3 meses a 12 anos
A dose recomendada de Lami (lamivudina) é de 4 mg/kg, duas vezes ao dia, até o máximo 300 mg (30 mL)/dia.

Crianças com menos de 3 meses
Os dados limitados são insuficientes para recomendar doses específicas
(vide Propriedades Farmacocinéticas, em CARACTERISTICAS FARMACOLÓGICAS).

Idosos
Nenhum dado específico está disponível. Entretanto, é aconselhável cuidado especial devido a várias alterações associadas a essa faixa etária, como diminuição da função renal e alteração dos parâmetros hematológicos.

Pacientes com insuficiência renal
Em pacientes com insuficiência renal moderada a grave, a concentração plasmática (AUC) de lamivudina é aumentada devido à redução do clearance (vide Propriedades Farmacocinéticas, em CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS).
A dosagem deverá ser reduzida para os pacientes com clearance de creatinina <50 mL/min, como demonstrado na tabela abaixo. O mesmo percentual de redução da dose deverá ser aplicado em pacientes pediátricos com insuficiência renal (vide segunda tabela).

Posologia recomendada para adultos e adolescentes acima de 12 anos com comprometimento renal

Clearance de creatinina (mL/min) Primeira dose Dose de manutenção Intervalo
30 até < 50 150 mg (15 mL) 150 mg (15 mL) uma vez ao dia
15 até < 30 150 mg (15 mL) 100 mg (10 mL) uma vez ao dia
5 até < 15 150 mg (15 mL) 50 mg (5 mL) uma vez ao dia
< 5 50 mg (5 mL) 25 mg (2,5 mL) uma vez ao dia
Crianças de 3 meses a 12 anos com comprometimento renal
30 até < 50 4 mg/kg 4 mg/kg uma vez ao dia
15 até < 30 4 mg/kg 2,6 mg/kg uma vez ao dia
5 até < 15 4 mg/kg 1,3 mg/kg uma vez ao dia
< 5 1,3 mg/kg 0,7 mg/kg uma vez ao dia



Pacientes com insuficiência hepática
Não é necessário ajustar a dose em pacientes portadores de disfunção do fígado moderada ou grave, exceto se acompanhada de comprometimento renal (vide Propriedades Farmacocinéticas, em CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS). O uso incorreto causa resistência do vírus e falha no tratamento.